Esportes

Craque capixaba se apresenta à seleção brasileira de basquete sub-15

Convocado pela primeira vez para a seleção brasileira, o ala-armador Andrew dos Santos, do Álvares Cabral, treina em Barueri (SP) para o Sul-Americano da categoria

Foto: Divulgação/CBB

Convocado pela primeira vez para a seleção brasileira sub-15 de basquete, o ala-armador Andrew dos Santos, do Álvares Cabral, iniciou os treinos com o grupo que vai disputar o Sul-Americano da categoria no fim do mês, em Pasaje, no Equador.

A seleção treina em Barueri (SP), com 17 convocados. Os treinos vão definir os 12 jogadores que seguem para o Sul-Americano.

VEJA TAMBÉM:

> Vôlei capixaba disputa a Superliga C sonhando com a elite nacional

> ES vai receber seleções femininas na Copa do Mundo de 2027

> “Goleiro de Boné” é eleito vereador em município do ES

Filho do veterano Alessandro Casé, campeão mundial master pela seleção brasileira, Andrew tem 14 anos e se destaca desde criança com a bola laranja nas mãos. 

A primeira convocação para a seleção brasileira foi bastante celebrada pela família e pelos amigos de clube. Agora, a ideia é se esforçar ao máximo para ser escolhido pelo treinador do time sub-15, Pablo Costa, para o Sul-Americano.

Foto: Acervo pessoal

“Esta foi a primeira vez que fui convocado para a seleção, então foi algo muito celebrado por mim, minha família e amigos. Tenho treinado forte durante todo esse período para chegar em São Paulo e dar o meu melhor”, disse o ala/armador.

Andrew, o “Big Drew”, deu os primeiros dribles com a bola de basquete aos cinco anos de idade, no projeto Basquete Na Praça 3×3 Casé10. Aos 11 anos, já disputava torneios da categoria sub-14.

MAIS UM CAPIXABA

Além de Andrew, o técnico do Instituto Viva Vida (IVV/Cetaf), João Victor Freitas, é o outro representante do Espírito Santo na convocação. Ele foi convidado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB) para acompanhar os treinamentos e viajar com o grupo para o Equador como treinador convidado.

A seleção treina em Barueri sob o comando de Pablo Costa, auxiliar do time profissional do Sesi/Franca (SP).

No Sul-Americano Sub-15, o Brasil está no Grupo A, ao lado de Bolívia, Uruguai, Chile e Venezuela. O Grupo B tem Argentina, Colômbia, Equador e Paraguai. O formato de disputa tem os times se enfrentando na primeira fase dentro dos grupos, com os dois melhores de cada chave avançando às semifinais.