Crianças de regiões de vulnerabilidade social terão quatro dias de imersão em modalidades esportivas. De 2 a 5 de março, elas participarão do Projeto Olímpia, no Centro Esportivo Enseada (CEE), em Vitória, com aulas teóricas e práticas de tênis, beach tennis, futevôlei e educação física.
O objetivo da iniciativa é promover a inclusão e incentivar a prática esportiva pelas crianças. Ao final dos quatro dias do evento, a expectativa é que as crianças sejam apadrinhadas e continuem seus treinamentos por mais um ano na modalidade que escolherem.
“O tênis e o beach tennis especialmente são esportes de alto custo, então, dar a oportunidade para essas crianças de praticarem essas modalidades é proporcionar a elas uma nova atratividade. E, de quebra, ajudamos no desenvolvimento dessas atividades esportivas, ampliando o número de pessoas que as praticam”, explica o idealizador do Projeto Olímpia, Marcelo Mendonça.
Ainda segundo Marcelo, durante os quatro dias, as crianças assistirão a exibições, em que terão a oportunidade de assistirem a grandes nomes dos esportes jogando. Também terão garantidos transporte e alimentação, com café da manhã, lanche e almoço, além de terem à disposição todos os materiais necessários para a prática.
Na programação, estão previstas também palestras relacionadas às modalidades e motivacionais com atletas olímpicos e que começaram suas trajetórias em projetos sociais.
“Minha expectativa é que as 24 crianças que participarão do Projeto Olímpia sejam apadrinhadas e passem a praticar essas modalidades esportivas de forma dedicada. Quem sabe não saem daqui campeões estaduais, nacionais, novos professores, pessoas que passem a trabalhar com isso e passem a ter um objetivo, um propósito de vida diferente do que elas têm hoje?”, diz Marcelo.
As crianças que farão parte do Projeto Olímpia foram selecionadas entre as que já participam das atividades do Instituto Escola de Vida, que tem atuação principalmente nas regiões de Gurigica e Forte São João, em Vitória.
No instituto, que é uma ONG, elas têm a oportunidade de fazer o contraturno escolar, com aulas de reforço de matemática, além de terem à disposição computadores e celulares com acesso à internet e videogame. À noite, ainda são ofertadas aulas de jiu-jítsu.
“Atendemos 80 crianças e adolescentes, de quatro a 17 anos, que têm no instituto a oportunidade de ocuparem seu tempo ocioso. É um espaço seguro onde elas podem ficar, ao invés de ficarem vulneráveis na rua”, explica o professor do Instituto Escola de Vida Flávio Silva Santos.
Um dos apoiadores do projeto com sua empresa, o advogado Rodrigo Mendonça acredita que o Projeto Olímpia vai permitir o acompanhamento da evolução das crianças que participarem, seja como seres humanos, seja como atletas. “O evento vai servir também para alcançarmos e contagiarmos mais pessoas e empresas a fim de fazer a diferença na vida dessas crianças.”
As vagas para a primeira edição do Projeto Olímpia já foram preenchidas, mas é possível acompanhar as atividades no CEE, onde haverá em todos os dias food trucks de comidas, bebidas, sorvetes e açaí.
Serviço
Projeto Olímpia – 1ª edição
• Quinta e sexta-feira, dias 2 e 3 de março, das 18 às 21 horas
• Sábado, dia 4 de março, das 8h30 às 19 horas
• Domingo, dia 5 de março, das 8h30 às 13 horas
Centro Esportivo Enseada (CEE) (Rua Professor Belmiro Siqueira, 155, Enseada do Suá, Vitória/ES)