Esportes

Croácia vence Islândia por 2 a 1, se classifica em 1º e pega Dinamarca

Time croata terminou a fase de grupos com 100% de aproveitamento e enfrentará a Dinamarca nas oitavas de final do Mundial. Islândia é eliminada

Croácia vence Islândia por 2 a 1, se classifica em 1º e pega Dinamarca
Croata Badelj fez o 1º gol do jogo contra a Islândia (Foto: Reuters/Albert Gea)

A Croácia bateu a Islândia por 2 a 1 nesta terça-feira (26), na Arena Rostov, e garantiu o primeiro lugar do Grupo D da Copa do Mundo. Os croatas terminaram a fase de grupos com 100% de aproveitamento — antes, tinham vencido também Nigéria (2 a 0) e Argentina (3 a 0).

Desta forma, a Croácia enfrentará a Dinamarca na próxima etapa do Mundial, no próximo domingo, às 11 horas, em Novgorod. Já a Islândia volta para casa.

O jogo

Já classificada para as oitavas de final, a Croácia jogou com um time praticamente todo reserva — aos croatas interessava apenas saber se terminariam na liderança ou na segunda posição do grupo.

Apenas Modric e Perisic foram mantidos entre os titulares pelo técnico Zlatko Dalic, que poupou jogadores pendurados com um cartão amarelo — caso levassem o segundo, poderiam ficar de fora da eliminatória.

Aos 11 minutos, o meio-campista Bjarnason foi atingido por uma cotovelada em uma disputa de bola com Pjaca, que foi advertido com o cartão amarelo pelo árbitro espanhol Antonio Mateo. O jogo ficou parado para que o islandês recebesse o atendimento e estancasse o sangue no nariz.

Nos primeiros 25 minutos, o jogo era disputado praticamente entre a intermediária das duas equipes e não houve lances agudos. Duelo sem emoção.

A Islândia, que precisava da vitória para garantir um lugar na próxima etapa do Mundial, não demonstrava força suficiente para penetrar na defesa croata. A exceção foram duas cabeçadas do lateral-esquerdo Magnunsson que tiveram relativo perigo para Kalinic.

A primeira defesa de Kalinic na partida foi em uma cobrança de falta de Gylfi Sigurdsson, aos 31 minutos. O meia islandês bateu à meia altura, do bico esquerdo da área dos croatas. Mas a bola foi fraca e não deu muito trabalho ao goleiro.

Depois, aos 33 minutos, a Islândia deu uma blitz na área da Croácia depois de uma cobrança de escanteio. Houve duas tentativas seguidas de chute para o gol, mas a bola explodiu na zaga.

A grande chance islandesa foi aos 39 minutos, com Finnborgason. O atacante desarmou o zagueiro croata, tabelou com Gylfi Sigurdsson e chutou no canto de Kanilic. A bola passou muito perto da trave esquerda do goleiro.

Aos 45 minutos, Bjarnason aproveitou um rebote do goleiro da Croácia e disparou quase da marca do pênalti, mas Kalinic conseguiu tirar a bola com o pé e evitou a abertura do placar.

Dois minutos depois, Gunnarsson chutou cruzado no alto e obrigou kalinic a espalmar pela linha de fundo em uma grande defesa.

Nos minutos finais, os islandeses parecem ter entendido que o empate não atendia às suas pretensões — àquela altura, a Argentina vencia a Nigéria por 1 a 0 e garantia o segundo lugar do grupo.

Segundo tempo

Na volta dos vestiários para a etapa final, a Islândia tentou pressionar a sapída de bola da Croácia — que na primeira etapa tem 63% de posse. Mas os croatas reagiram com uma bomba de fora da área do meio-campista Pjaca, aos 6 minutos, que explodiu na trave do goleiro Halldorsson.

Na sequência, aos 8 minutos, Badelj aproveitou cruzamento da linha de abriu o placar com um sem-pulo dentro quase da marca do pênalti.

Aos 10 minutos, a Islândia quase empatou em uma confusão na área. Ingason aproveitou o tumulto e cabeceou, mas Kalinic salvou com a ponta dos dedos. Na cobrança do escanteio, o mesmo Ingason acertou a trave da Croácia com uma bela cabeçada.

O astro Modric, que tinha uma atuação apenas regular, foi substituído aos 20 minutos da segunda etapa pelo treinador croata. No lugar dele, entrou em campo Bradaric.

Aos 27 minutos, Bjarnason furou de forma incrível na frente do goleiro Kalinic e perdeu uma grande chance para empatar a partida. Na sequência, Pivaric bateu cruzado pelo lado esquerdo da área, mas a bola foi pela linha de fundo.

A Islândia voltou ao ataque e o árbitro marcou toque de mão do croata em cruzamento de Gylfi Sigurdsson. O camisa 10 bateu e empatou a partida. Após o empate, a partida ficou completamente aberta e também mais violenta.

Mas, aos 44 minutos, Pericic aproveitou uma bobagem da zaga islandesa, entrou pelo lado esquerdo da área e bateu cruzado para vencer o goleiro Halldorsson e garantir a vitória da Croácia.

Ficha técnica

26/6 – Arena Rostov (Rostov)

ISLÂNDIA 1 x 2 CROÁCIA

Árbitro: Antonio Mateo (Espanha); Gols: Badelj, aos 8 minutos do 2º tempo, Gylfi Sigurdsson, aos 30 do 2º, Perisic, aos 44 do 2º tempo; Cartões amarelos: Hallfredsson, Finnbogason, Saevarsson (Islândia); Pjaca, Jedvaj (Croácia)

ISLÂNDIA: Halldorsson; Saevarsson, Ingason, Ragnar Sigurdsson (Sigurdarson, aos 25 do 2º) e Magnusson; Gunnarsson, Hallfredsson, Gudmundsson, Gylfi Sigurdsson e Bjarnason (Traustason, aos 44 do 2º); Finnbogason (Gudmundsson, aos 39 do 2º). Técnico: Heimir Hallgrimsson.

CROÁCIA: Kalinic; Jedvaj, Corluka, Caleta-Car e Pivaric; Modric (Bradaric, aos 20 do 2º), Badelj, Pjaca (Lovren, aos 24 do 2º), Kovacic (Rakitic, aos 35 do 2º) e Perisic; Kramaric. Técnico: Zlatko Dalic.

Com informações Portal R7