Em 20 de agosto de 2019, o elenco do Figueirense se recusou a enfrentar o Cuiabá, fora de casa, por conta de salários atrasados. No último sábado, torcedores alvinegros invadiram o treino, no estádio Orlando Scarpelli, e agrediram integrantes do plantel florianopolitano. Foi em meio a esse cenário que Figueirense e Cuiabá se enfrentaram e empataram sem gols, na noite desta terça-feira, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O duelo foi disputado na Arena Pantanal, palco da Copa do Mundo de 2014, em Cuiabá.
Com o resultado, Cuiabá chega aos 15 pontos, na quarta colocação. Os catarinenses, por outro lado, ficam na 16.ª colocação, com seis. Ambas as equipes foram a campo em oito oportunidades. Além disso, importante destacar que o Paraná, com 17, lidera, enquanto o Oeste, com apenas três, segura a lanterna da Série B.
Os primeiros 45 minutos foram bem fracos tecnicamente, talvez por conta das fortes queimadas na região do Pantanal e que foram sentidas com fumaça na Arena. Assim, mesmo com um domínio territorial do Figueirense, não houve grandes chances. O Cuiabá adotou a estratégia de explorar os contra-ataques, mas também não conseguiu ser incisivo.
Percebendo o desempenho ruim até ali, as equipes retornaram do intervalo modificadas. Logo aos três minutos do segundo tempo, o Figueirense conseguiu criar um bom momento, diferente da primeira etapa. Diego Gonçalves percebeu que o goleiro Matheus Nogueira estava adiantado e tentou encobri-lo, mas acabou mandando para fora.
Já aos 25, os visitantes voltaram a assustar. Vitor Feijão recebeu em profundidade e exigiu boa defesa do arqueiro mandante. O único susto causado pelo Cuiabá aconteceu quase ao final. Aos 37, Alan Patrick cobrou falta com estilo e levou perigo aos catarinenses. No final das contas, o empate sem gols foi definitivo. No último lance, o Figueirense até balançou as redes, mas Marquinho estaria em impedimento. Por conta de reclamações, Elyeser acabou expulso.
FICHA TÉCNICA
CUIABÁ 0 X 0 FIGUEIRENSE
CUIABÁ – Matheus Nogueira; Hayner, Ednei, Anderson e Romário (Lucas Ramon); Léo (Ferrugem) e Matheus Barbosa; Felipe Ferreira (Yago), Élvis (Jean Patrick) e Maxwell (Fabrício Daniel); Jenison. Técnico: Marcelo Chamusca.
FIGUEIRENSE – Rodolfo; Lucas Carvalho (Cordoba), Alemão, Pereira (Paulo Ricardo) e Sanchez; Patrick, Matheus Neris (Elyeser) e Marquinho; Éverton Galdino (Gabriel Lima), Gabriel Barbosa (Vitor Feijão) e Diego Gonçalves. Técnico: Elano Blumer.
ÁRBITRO – Wanderson Alves de Sousa (MG)
CARTÕES AMARELOS – Elvis e Ednei (Cuiabá); Marquinho, Pereira e Diego Gonçalves (Figueirense).
CARTÃO VERMELHO – Elyeser (Figueirense).
RENDA E PÚBLICO – Jogo disputado com portões fechados.
LOCAL – Arena Pantanal, em Cuiabá (MT).