Esportes

De olho na Libertadores, Botafogo goleia Rio Branco em amistoso no Kleber Andrade

Os gols do último domingo foram marcados pelo inspirado Rodrigo Pimpão (2) - que além de marcar duas vezes deu uma assistência -, por Montillo e Sassá

O Botafogo venceu por 4 a 0 Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo

Buscando preparações física e tática ideais para a temporada de jogos em 2017, Rio Branco-ES e Botafogo-RJ se enfrentaram em um amistoso realizado na tarde do último domingo (22), no Estádio Estadual Kleber Andrade, em Cariacica. O clube carioca, que disputará a fase preliminar da Copa Libertadores, contra o Colo-Colo, já no próximo dia 1º, mostrou toda a sua força e goleou a equipe capixaba pelo placar de 4 a 0.

O duelo serviu como teste para os técnicos Jair Ventura (Botafogo) e Flávio Annunziata (Rio Branco) que fizeram diversas alterações de jogadores. O Rio Branco chegou a assustar o Botafogo com a criação de algumas jogadas ofensivas, mas não apresentou um bom futebol. Em contrapartida, o Botafogo foi eficiente e demonstrou entrosamento. 

Jair Ventura avaliou o confronto: “Foi um complemento do nosso trabalho, tanto é que dividimos o jogo em duas equipes. No ano passado sentimos muito o peso da pré-temporada. Ficamos muito felizes pela performance bem mais leve. Nós vemos de maneira positiva não só pelo resultado, é lógico que ganhar é sempre importante, mas nosso maior objetivo é condicionar os atletas, em um curto tempo que nos temos para nossa estreia e para nosso jogo mais importante, que é pela Libertadores”, comenta Ventura.

O comandante do Brancão, Flávio Annunziata reconheceu falhas do Rio Branco e a superioridade dos cariocas. “Nossa condição física não é a ideal, temos que acertar erros de posicionamento no meio-campo, pois começamos muito mal. Demos os três primeiros gols. Mas não tiro o mérito do Botafogo. Durante essa semana, com os treinamentos nós vamos corrigir e melhorar, se Deus quiser. O que podemos tirar de proveito é que observamos vários jogadores, tanto em qualidade e rendimento. O Botafogo jogou mais do que a gente, mas temos que visar o futuro, para mirarmos nossos objetivos dentro da nossa realidade”, projeta Annunziata.

O JOGO

O Rio Branco iniciou o amistoso mostrando muita vontade. Logo no primeiro minuto de jogo o meio-campista Canário assustou o goleiro Gatito Fernandes com um perigoso cabeceio após cruzamento na área.  Mas logo o Botafogo tomou conta da partida e quase abriu o placar aos 6 minutos com o atacante Roger, que obrigou o goleiro Jaime a fazer grande defesa. No minuto 9, o Fogão armou ataque pela direita e Jaime fez outra boa defesa, mas a bola sobrou na área e Rodrigo Pimpão abriu o marcador.

Com apenas 13 minutos de jogo o Botafogo chegou ao segundo gol após ótima tabela entre Roger e Pimpão, que saiu na cara do goleiro e tocou no canto direito para marcar pela segunda vez. Aos 17, Felipe Capixaba perdeu boa oportunidade frente a frente com o goleiro depois de receber passe de Márcio Carioca, que aproveitara vacilo da zaga botafoguense. O Botafogo chegou a balançar as redes aos 41 minutos com Roger, porém, o árbitro pegou uma falta de ataque dentro da área. Com domínio do jogo, o Fogão fez o 3º aos 43 minutos, quando o inspirado Pimpão fez excelente passe para Montillo mandar a bola para o fundo das redes.

Na volta para o segundo tempo as equipes fizeram várias alterações como forma de testar seus jogadores. Sassá, que foi um dos atletas que entrou em campo após o intervalo não desperdiçou a oportunidade em campo e logo aos 6 minutos apareceu livre dentro da área e finalizou sem chances para o goleiro. O recém-convocado para a seleção brasileira Camilo também entrou em campo e quase marcou aos 19 minutos, depois arriscar chute de fora da área. Com as alterações, o jogo se encaminhou para um ritmo mais lento, onde o Botafogo cadenciou o resultado e o Rio Branco não esboçou reação.

COMPROMISSOS

No Espírito Santo desde o último dia 17 deste mês, o Fogão realiza a pré-temporada no Centro de Treinamento do Hotel Fazenda China Park, localizado no município de Domingos Martins. A equipe do Rio de Janeiro retorna à sua casa na próxima terça-feira, pois já na quarta, tem compromisso marcado com o Madureira pelo Campeonato Carioca. Já o Brancão estreia no Capixabão 2017 no domingo (29), contra o Tupy, no mesmo Kleber Andrade.