O técnico Vanderlei Luxemburgo vai escalar um Palmeiras bastante modificado para o jogo deste sábado (07), às 17 horas, pelo Campeonato Paulista, contra a Ferroviária. Em vez de nomes como Dudu e Felipe Melo, a equipe entra em campo no Allianz Parque com sete reservas e aposta na estreia do atacante Luan Silva enquanto preserva os principais jogadores para o compromisso seguinte pela Copa Libertadores.
Do time considerado titular, somente o goleiro Weverton, o lateral Marcos Rocha, o zagueiro Gustavo Gómez e o atacante Rony vão entrar em campo. Quem não poderá atuar é Felipe Melo, que cumpre suspensão. Os demais ganham descanso para na terça-feira enfrentarem em casa o paraguaio Guaraní, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Libertadores.
A grande novidade é a presença no time do atacante Luan Silva. Aos 21 anos, o jogador veio do Vitória em março do ano passado e precisou enfrentar uma longa recuperação após duas cirurgias no joelho direito. O Palmeiras passou a ter interesse nele após o atleta fazer um gol pelo time rubro-negro em confronto contra o clube pelo Campeonato Brasileiro de 2018.
Luxemburgo observou Luan Silva nas atividades no início do ano e gostou do desempenho. Por isso, decidiu promover a estreia dele. Não por acaso, o atacante ganhou a camisa 9 na inscrição do elenco na Libertadores e pode ter até mesmo o contrato renovado. O vínculo por empréstimo com o Vitória vai inicialmente até o fim do mês de maio.
“Fico feliz por ele (Luan Silva). Passou por cirurgias, a recuperação foi lenta, mas ele está saudável. Apesar de ter feito gol contra a gente em 2018, eu não o conhecia tanto. Hoje posso dizer que ele tem muita qualidade e tem tudo para marcar o nome na história do Palmeiras”, elogiou o zagueiro Luan, outra novidade no time para o jogo com a Ferroviária.
O defensor vive neste início de ano a situação de ter perdido espaço para um jogador que foi improvisado na sua função. O volante Felipe Melo virou zagueiro ao lado de Gustavo Gómez e fez Luan, assim como outros jogadores da posição, se tornarem reservas.
“O professor (Vanderlei Luxemburgo) achou melhor assim e não tem problema. A disputa está aberta, na lealdade e vai jogar quem estiver melhor. Quando ele jogar, vou estar torcendo por ele e acho que a recíproca é verdadeira”, explicou o zagueiro.
Apesar de não escalar uma formação titular, o Palmeiras terá em campo jogadores que já tiveram destaque no time. O meia Lucas Lima ganha nova chance, assim como o lateral-esquerdo Diogo Barbosa retorna à posição, após ser preterido pelo recém-contratado Matías Viña.
Outro destaque é a presença de Weverton. A mãe do goleiro, Josefa Pereira, morreu nesta semana, ele viajou para Rio Branco (AC) para acompanhar o funeral e voltou motivado para prestar homenagens a ela. “Vou continuar fazendo o que minha mãe mais amava me ver fazer, que era estar dentro de campo”, disse Weverton.
Invicta há três jogos, sendo que no último venceu o clássico regional contra o Botafogo, a Ferroviária chega animada para o duelo contra o Palmeiras. “A expectativa é grande. Um jogo contra um grande adversário em um momento importante. Temos que ficar atentos para fazer um grande jogo lá. E tentar trazer ponto que é muito importante para esse nosso momento. A gente vai a São Paulo com o objetivo de pontuar, trazer três ou no mínimo um”, disse o técnico Sérgio Soares.
Com a série invicta, o time deixou a lanterna do equilibrado Grupo D e, na terceira colocação com nove pontos, está a um da zona de classificação e a dois da liderança.
“Para jogar contra os grandes clubes brasileiros, principalmente, os paulistas, não pode ter medo de jogar. Se tiver medo de jogar, dificilmente vai pontuar. Nossa proposta, mesmo jogando no Allianz, onde o Palmeiras é muito forte, é de jogar. Essa é a proposta. Ter atitude de fazer os três pontos. Só a vontade nesse processo não adianta”, avisou o técnico, que como volante atuou no Palmeiras nos anos 1980.
A Ferroviária terá reforços para buscar o quarto jogo de invencibilidade. Sérgio Soares voltará a utilizar o atacante Felipe Ferreira, recuperado de lesão no tornozelo. Felipe deverá ficar com a vaga de Patrick Brey. Na zaga, Elton retorna de suspensão e pegará o lugar de Carlão, formando novamente dupla defensiva com Max.
Outro que está de volta de suspensão é o volante e capitão Tony. Ele entrará no lugar de Karl. O zagueiro Patrick, enquanto isso, segue fora após fraturar o nariz. O defensor precisou passar por cirurgia.