Piscou, perdeu! A terceira edição do Desafio de Velocidade acontece no domingo (15), na pista de atletismo da Ufes, em Vitória, e traz ao Espírito Santo alguns dos atletas mais rápidos do Brasil.
Com a participação de dois velocistas que já estiveram em Olimpíadas, o evento também apresenta o futuro do atletismo, com jovens atletas que vêm se destacando no cenário nacional e sul-americano, além do festival das categorias sub-12 e sub-14.
VEJA TAMBÉM:
> Veja os vencedores da etapa de Vitória do Circuito de Corridas Caixa
> Campeonato Capixaba de Pôquer terá premiação de R$ 1 milhão
> Déborah Medrado e Mari Gesteira vencem o Prêmio Melhores do Esporte 2024
ATLETAS OLÍMPICOS VÃO CORRER EM VITÓRIA
O Desafio de Velocidade deste ano tem como principais convidados os velocistas Hygor Gabriel Bezerra e Ana Carolina de Jesus Azevedo.
Hygor é o atual número 4 do ranking brasileiro dos 100m rasos. Ele foi vice-campeão do Troféu Brasil deste ano nos 100m e venceu os 100m e os 200m no Brasleiro Sub-23. O potiguar de 22 anos foi reserva do revezamento 4x100m do Brasil nas Olimpíadas de Paris-2024.
Ana Carolina, por sua vez, é vice-líder do ranking brasileiro nos 100m rasos. A paulista foi campeã dos 100m e dos 200m no Troféu Brasil deste ano.
A velocista já foi campeã brasileira cinco vezes e participou dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2021.
OUTROS DESTAQUES NACIONAIS
Além de Ana Carolina e Hygor, outros nomes de destaque no cenário nacional estarão em Vitória para a competição.
Campeã da primeira edição do Desafio de Velocidade, em 2022, a carioca Lorraine Barbosa Martins está de volta para buscar mais um título.
A nova geração também marca presença e tem como principal destaque Hakelly de Souza da Silva, de apenas 16 anos, campeã brasileira e sul-americana sub-18 nos 100m rasos este ano. Ela também venceu os Jogos da Juventude, nos 100m e 200m.
CAPIXABAS NA DISPUTA
O Espírito Santo também estará bem representado na pista e as principais fichas estão depositadas em Angelo Miguel Thomaz Conceição, do Núcleo de Desenvolvimento Humano e Econômico de Serra, e Isabely Martins Amorim, do Clube de Atletismo do Espírito Santo (Caes).
Angelo Miguel foi campeão do Desafio de Velocidade em 2022 na categoria sub-18 e, agora, correrá na categoria adulto. Em 2024, o capixaba foi terceiro colocado no Brasileiro Sub-20 nos 200m rasos e vice-campeão no revezamento 4x100m na mesma competição.
Isabely Martins, por sua vez, foi terceira colocada nos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs) em 2024, na prova de 100m com barreiras. No ano passado, ela foi vice-campeã do Desafio de Velocidade na categoria sub-18.
“O objetivo do Desafio de Velocidade é contribuir para a democratização do atletismo no Espírito Santo e difundir a prática no País, contando com os principais velocistas no evento, dando oportunidade para que crianças e adolescentes participem de um grande evento com atletas de alto rendimento e pratiquem o atletismo de forma lúdica. A oportunidade surge também para as crianças que assistem aos atletas na TV terem a chance de estar perto deles, de conhecer e de participar do mesmo evento que eles, mesmo correndo em categorias diferentes”, explica o presidente da Federação Capixaba de Atletismo, André Schieck.
SERVIÇO
3º DESAFIO DE VELOCIDADE
QUANDO: domingo (15)
LOCAL: pista de atletismo da Ufes, em Goiabeiras, Vitória
HORÁRIO: 8h40
ENTRADA: gratuita