Passando por uma reformulação geral no elenco para o Capixabão de 2022, a Desportiva Ferroviária anunciou mais um reforço. Após a chegada de Willian Bersan, a Locomotiva Grená contratou um velho conhecido do futebol carioca: o goleiro Rafael.
Com passagens por Vasco e Fluminense, o arqueiro chega com a missão de assumir a meta grená após mais uma temporada sem conquistas da Tiva.
Revelado pelo Matonense-SP, em 2003, o goleiro passou por alguns clubes do interior paulista como Bandeirante, São Bento e Inter de Limeira. Após se destacar no Itumbiara, chegou ao Vasco em 2008.
No entanto, no cruzmaltino disputou apenas 12 partidas e foi rebaixado com o clube para a segunda divisão. Mas, na temporada seguinte, o goleiro acertou com o rival Fluminense, teve uma boa sequência na meta e fez parte do grupo campeão brasileiro em 2010.
Após deixar o tricolor das Laranjeiras, em 2011, rodou por diversos clubes como Atlético-GO, Ipatinga-MG, Botafogo-SP, Bangu, Cabofriense, Boavista, dentre outros. Antes de ser anunciado ao clube capixaba, ele estava no Sampaio Corrêa-RJ, disputando a segunda divisão do Carioca.