A Desportiva Ferroviária venceu o Rio Branco de Venda Nova por 2 a 1, no final da manhã deste domingo (16), no estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica, pela oitava rodada do Capixabão.
O time grená é o líder na tabela, com 20 pontos, e é único invicto do campeonato. Para garantir o primeiro lugar geral, a Desportiva só precisa de um empate na última rodada com o Real Noroeste, no domingo (23), fora de casa.
Leia também:
Rio Branco está classificado para as quartas de final do Capixabão
Campeão por Corinthians e Cruzeiro é o novo técnico do Porto Vitória
Primeiro lugar geral pode sair na quarta-feira
Líder isolada do Capixabão, a Desportiva pode garantir o primeiro lugar geral na próxima quarta-feira (19), caso o Real Noroeste não vença o Rio Branco, às 19 horas, em Águia Branca, em jogo atrasado da sexta rodada.
Com um jogo a menos, o Real Noroeste tem 14 pontos e é o único time que pode empatar em pontos com a Desportiva. Para isso, no entanto, precisa vencer os seus jogos que faltam: Rio Branco e Desportiva.
Campanha impecável da Locomotiva
A Desportiva faz campanha impecável no Capixabão. Além da liderança isolada, a equipe tem também o melhor ataque, a melhor defesa e o maior número de vitórias.
Campanha da Desportiva
- Jogos: 8
- Vitórias: 6
- Empates: 2
- Derrotas: 0
- Melhor ataque: 15 gols marcados
- Melhor defesa: 2 gols sofridos
Homenagem a Geovani Silva
Maior revelação da história da Despotiva Ferroviaria, o ex-jogador Geovani Silva foi homenagedo no intervalo da partida no Engenheiro Araripe.
Revelado pelo clube grená, Geovani subiu para os profissionais aos 16 anos, foi campeão estadual em 1980 e saiu ainda jovem para brilhar pelo Vasco na década de 80, junto com Roberto Dinamite e, depois, Romário. Ainda voltou a jogar pela Desportiva, sendo novamente campeão estadual em 2000.
Como foi o jogo
Com muito calor, o primeiro tempo foi disputado, na maior parte do tempo, em “marcha lenta”. Visitante, o Rio Branco de Venda Nova abriu o placar com Canário. Aos 23 minutos, o volante recebeu lançamento de Berriel, ajeitou a bola no peito, dentro da área, e finalizou sem chances para o goleiro Andrey.
Mesmo com a parada técnica para hidratação, os jogadores continuaram sofrendo bastante com o calor em Cariacica. Depois dela, a Desportiva empatou com Mariano. Aos 34, Cassio aproveitou erro da defesa do Rio Branco de Venda Nova e tocou para Mariano deixar tudo igual no placar.
Pouco depois, o jogo esquentou de vez. Primeiro, Roberto Júnior acertou o atacante grená João Guilherme. Sem VAR, nada aconteceu. Na sequência, em uma disputa de bola perto da linha lateral, Vinicius Baiano estava caído no chão e recebeu um chute de Jonatan. Os jogadores das duas equipes começaram a trocar empurrões, mas ninguém foi expulso.
Segundo tempo é da Desportiva
O segundo tempo começou com o João Guilherme acertando o travessão, após cobrança de escanteio, logo no primeiro lance do jogo
A Desportiva seguiu atacante e, em novo escanteio, chegou ao seu segundo gol. Aos 21 minutos, Mariano cabeceou para boa defesa do goleiro Pezão. No rebote, Rodrigo Rocha bateu de primeira e fez 2 a 1.
A segunda etapa foi praticamente toda grená. O Rio Branco de Venda Nova não conseguiu criar uma jogada de perigo real.
FICHA TÉCNICA
DESPORTIVA 2 X 1 RIO BRANCO DE VENDA NOVA
DESPORTIVA: Andrey; Arlen, Rodrigo Rocha, Pedro Botelho (Neto) e Gabriel; Mariano, Alex Galo (Knupp), Zé Gatinha; Vinícius Baiano (Davizinho), Cássio (Marquinhos do Sul) e João Guilherme (Lucimário). Técnico: Rodrigo César
RIO BRANCO/VN: Pezão; Betão, Jonatan, Roberto Júnior e Berriel; Jorge (Denis Pedra), Canário, Major (Arthur Faria) e Renatinho (Guilherme); Dandan (Gabriel) e Marcudinho (Sabão). Técnico: Leomir Constâncio
GOLS: primeiro tempo — Canário, aos 23 minutos, Mariano, aos 34. Segundo tempo — Rodrigo Rocha, aos 21 minutos
ÁRBITRO: Wendel Cabral
RENDA E PÚBLICO: não disponíveis
LOCAL: estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica