O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) convocou 129 jovens atletas para a primeira fase do Camping Escolar Paralímpico 2025. A lista tem a presença de seis atetas capixabas, que foram destaques nas Paralimpíadas Escolares de 2024.
O evento acontece de 26 de janeiro a 1º de fevereiro em São Paulo (SP), no Centro de Treinamento Paralímpico.
Veja os capixabas convocados:
Atletismo
- Ana Esther Sousa da Cruz
- Thayna de Castro Zanolli
- Wender Machado Rocha
Badminton
- Isaque de Jesus da Silva
Vôlei sentado
- Ana Clara da Conceição
- Radassa Moreira Ribeiro
ES teve 119 medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2024
A delegação do Espírito Santo brilhou na fase nacional das Paralimpíadas Escolares 2024, em novembro, em São Paulo (SP), conquistando um total de 119 medalhas, sendo 64 de ouro, 32 de prata e 23 de bronze.
O time capixaba teve 117 jovens atletas. O destaque foi o atletismo, responsável por 105 medalhas, enquanto as outras modalidades somaram 14. No quadro geral, dos 27 estados participantes, o Espírito Santo concluiu a competição em 15° lugar.
Convocada pelo CPB, Ana Esther foi medalhista de ouro no lançamento de dardo, no arremesso de peso e na corrida de 100m na classe TF43. Thayna de Castro foi campeã nos 100m da categoria T53, e Wender Machado ganhou a medalha de ouro no salto em distância e na corrida de 200m na classe TF20.
Primeiro contato com o alto rendimento
O Camping Escolar Paralímpico é um projeto criado em 2018 e tem como objetivo proporcionar a jovens atletas, com idade entre 11 e 17 anos que se destacaram nas Paralimpíadas Escolares, o primeiro contato com a rotina de um atleta de alto rendimento.
Para a primeira fase de 2025, foram convocados atletas de 10 modalidades. O maior número de participantes será do atletismo, com 25, seguido pela natação, com 23. Também participarão atletas do badminton (14), basquete em cadeira de rodas (8), bocha (10), futebol para paralisados cerebrais (14), halterofilismo (8), tênis de mesa (10), tênis em cadeira de rodas (6) e vôlei sentado (11).
Com 28 atletas, São Paulo será o estado mais representado no Camping, seguido por Santa Catarina e Paraná, ambos com 13 atletas.
Testes, treinos e acompanhamento de especialistas
Durante o período na capital paulista, os atletas serão submetidos a treinos, testes e avaliações, bem como assistirão a palestras de especialistas e atletas. Eles ainda terão acompanhamento de profissionais da saúde (fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas).
O CPB arcará com todos os custos de hospedagem, alimentação, uniforme e transporte dos atletas. Os participantes do Camping, além de cumprirem todas as atividades propostas pelos técnicos do CPB e das confederações, responsabilizam-se por participarem de competições regionais e/ou nacionais de suas modalidades ao longo do ano.