Se depender das atrações nacionais e internacionais confirmadas, no masculino e feminino, a 33ª Dez Milhas Garoto, que acontece no próximo domingo (29), a partir das 6h30, tem tudo para ser uma das mais fortes dos últimos anos.
A lista dos favoritos tem alguns campeões das principais provas no País este ano. Entre eles, os quenianos, tradicionais favoritos. A corrida terá R$ 200 mil de premiação, sendo que o campeão na elite vai faturar R$ 30 mil (masculino e feminino).
VEJA TAMBÉM
> Dez Milhas Garoto: retirada dos kits começa nesta quinta-feira (26)
> Dez Milhas Garoto: Terceira ponte terá interdição de 5 horas no domingo
> VÍDEO | Golaço de jovem capixaba viraliza com mais de 1 milhão de visualizações
ATUAL CAMPEÃO CONFIRMA PRESENÇA
A 33ª edição da Dez Milhas Garoto tem recorde de inscritos, com mais de 15 mil corredores. A largada acontece na praia de Camburi, em Vitória, com chegada na fábrica da Chocolates Garoto, na Glória, em Vila Velha.
Atual campeão da prova, o paulista Altobeli Santos da Silva vem ao Estado para buscar o seu bicampeonato. Campeão nos 3.000m com obstáculos no Pan de Lima/2019, finalista olímpico na mesma prova no Jogos Olímpicos do Rio/2016 e atleta com participação também na Olimpíada de Tóquio/2022, o paulista de 33 anos é um dos favoritos no domingo.
Outros nomes de destaque do Brasil serão Fábio Jesus Correia, campeão da Volta Internacional da Pampulha (2023), vice na Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro (2023) e do Sul-Americano de Corrida de Rua (2024); Sávio de Paula, e o capixaba Alequessandro da Silva, quinto colocado na Dez Milhas do ano passado.
JEJUM DE CONQUISTAS ENTRE AS MULHERES
No feminino, as atletas brasileiras que têm chance de brigar pelo topo são Kleidiane Jardim, terceira colocada na Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro deste ano e vice na Pampulha 2023; Amanda Aparecida de Oliveira, terceira na Dez Milhas de 2023; Larissa Quintão, campeã da Meia Maratona de Belo Horizonte, em 2022; e Jéssica Ladeira, quinta colocada na Meia do Rio de 2024.
Enquanto no masculino os brasileiros venceram a prova nos últimos dois anos – Giovani dos Santos em 2022 e Altobeli no ano passado -, no feminino o Brasil vive jejum de conquistas na Dez Milhas.
A última brasileira a vencer a prova foi Ednalva Silva, em 2007. No ano passado, o primeiro lugar ficou para a queniana Scholastica Jepkemboi. A segunda colocação da prova foi de Franciane dos Santos Moura, seguida por Amanda Aparecida de Oliveira.
ESTRANGEIROS NA PROVA
A lista de estrangeiros confirmados neste ano também tem nomes de destaque e todos do Quênia.
No masculino, estarão na prova Nicolas Kosgei, vencedor da Maratona Internacional de São Paulo e da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro deste ano, além da Volta da Pampulha de 2018; Wilson Maina, terceiro colocado na Meia do Rio (2024) e campeão do Troféu Independência São Paulo deste ano; e Kiprotich Kirui, terceiro colocado na Maratona da China de 2023 e que recentemente venceu a Maratona Internacional de Foz do Iguaçu.
Entre as mulheres, as favoritas são Viola Kosgei, bicampeã da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro (23/24) e campeã da Volta Internacional da Pampulha (2023); Naum Jepchirchir, vice na Corrida do Pantanal 2024; e Salome Chepchumba Masobo, campeã da Meia Internacional de Santa Maria e vice do XIX Troféu Independência do Brasil 2024.
SERVIÇO
33ª 10 Milhas Garoto
Quando: 29 de setembro de 2024
Horário da largada: a partir das 6h30
Largada: avenida Dante Michelini x Av. Luiz Manoel Vellozo, praia de Camburi, em Vitória