O técnico Dorival Júnior anunciou, no início desta sexta-feira (1º), na sede da CBF, no Rio, a sua primeira convocação como treinador da Seleção Brasileira. A lista tem novidades, entre elas, o atacante capixaba Savinho. O jogador de 19 anos é um dos destaques do Girona, time-sensação da atual temporada da La Liga, o Campeonato Espanhol.
Savinho foi chamado para participar dos amistosos contra Inglaterra e Espanha, ambos no final de março. Além dele, outro capixaba está na convocação: o atacante Richarlison, do Tottenham.
>> Quer receber mais notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Savinho disputou 30 partidas pelo Girona, time que chegou a liderar a La Liga e é o atual vice-líder, com 59 pontos, atrás apenas do Real Madrid. O capixaba, por sinal, já ganhou elogios do técnico do Real Madrid, o italiano Carlo Ancelotti: “É um jogador jovem que está indo muito bem e mostrando muita qualidade”, disse o italiano.
Revelação do Atlético/MG
Savinho tem 19 anos e se profissionalizou no Atlético/MG. Nascido em São Mateus, foi cedo para o Galo, onde jogou pelas categorias de base e se profissionalizou em 2021. Pelo time principal do Galo, foram 27 jogos, dois gols marcados e uma assistência, até ser vendido por 6,5 milhões de euros em junho de 2022 para o Troyes, clube francês que pertence ao Grupo City, o mesmo do Manchester City.
O capixaba, no entanto, nunca chegou a atuar pelo clube francês e foi emprestado para o PSV Eindhoven, da Holanda. Pelo time holandês, foram 14 jogos na equipe principal, com duas assistências e nenhum gol marcado. Agora, veste a camisa do Girona, também por empréstimo.
De acordo com jornais europeus, o Manchester City já garantiu a sua contratação. A imprensa europeia indicou que o brasileiro teve ofertas de grandes clubes da Alemanha e outros da Premier League, com propostas que chegariam aos 40 milhões de euros (R$ 214 milhões). O provavél é qu o capixaba só troque de clube no verão europeu, ou seja, no meio do ano, quando acaba a temporada 2023/24.
Outras novidades
Além de Savinho, convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira, a lista do técnico Dorival Júnior tem outras novidades, como o retorno de Lucas Paquetá, do West Ham, que não é chamado desde outubro de 2023, quando teve seu nome ligado a envolvimento com apostas.
O goleiro Rafael, os laterais Yan Couto e Wendell, os zagueiros Beraldo e Murilo e os meio-campistas João Gomes, Andreas Pereira e Pablo Maia são outras novidades.
Dorival vai fazer sua estreia no comando da Seleção em amistoso diante da Inglaterra, em Wembley, no dia 23 de março. Três dias depois, tem a Espanha como adversária, no Santiago Bernabéu, em Madri.
Confira os 26 convocados:
Goleiros: Bento (Athletico-PR); Ederson (Manchester City) e Rafael (São Paulo).
Laterais: Danilo (Juventus), Yan Couto (Girona), Ayrton Lucas (Flamengo ) e Wendell (Porto)
Zagueiros: Lucas Beraldo (PSG), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Murilo (Palmeiras).
Meio-campistas: André (Fluminense), Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Douglas Luiz (Aston Villa), João Gomes (Wolverhampton), Lucas Paquetá (West Ham) e Pablo Maia (São Paulo).
Atacantes: Endrick (Palmeiras), Gabriel Martinelli (Arsenal), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Girona) e Vinicius Jr (Real Madrid)