
A CBF anunciou nesta sexta-feira (28) a demissão do técnico Dorival Júnior e de sua comissão após a goleada sofrida pela Seleção Brasileira por 4 a 1 diante da Argentina, na terça-feira, nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
Agora, a tarefa é definir a escolha do novo treinador, que terá a missão de classificar o Brasil para a Copa.
Leia também:
Por que Dorival Júnior não funcionou na Seleção Brasileira?
Veja a tabela das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026
Quando é a próxima Data Fifa
Na próxima Data Fifa, em junho, antes do Mundial de Clubes, a Seleção Brasileira tem dois importantes compromissos. O primeiro deles acontece na altitude de Quito, em que medirá forças com o Equador. Cinco dias, o Brasil joga em casa contra o Paraguai.
Os dois adversários estão na zona de classificação e devem ofertar muita resistência no duelo com o Brasil.
Quem são os possíveis substitutos de Dorival na Seleção
CARLO ANCELOTTI
O italiano de 65 anos é sonho antigo do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. Eles chegaram a alinhar um acordo para o início de 2024, no entanto a crise política na entidade e a retirada momentânea do dirigente do cargo à época, fizeram com que os caminhos se desencontrassem.
Mesmo com contrato até junho de 2026 com o Real Madrid, Carlo Ancelotti poderia deixar o clube espanhol após a disputa do Mundial de Clubes no próximo mês de julho.
FILIPE LUÍS
Com apenas 39 anos e um curto período como técnico de futebol de time profissional do Flamengo, o ex-lateral-esquerdo Filipe Luís desperta a atenção da CBF.
O treinador do Flamengo foi campeão da Copa do Brasil em 2024, do Carioca e da Supercopa Rei em 2025. O desempenho da equipe rubro-negra sob seu comando é bastante elogiado. Novamente, o Mundial de Clubes no meio do ano pode afetar as negociações.
JORGE JESUS
O mais experiente entre os cotados, Jorge Jesus, de 70 anos, teve ótima passagem pelo futebol brasileiro, conquistando títulos continental, nacional e estadual com o Flamengo entre 2019 e 2020.
Desde então, voltou para Portugal e para a Arábia Saudita. No Al-Hilal, faz uma temporada inferior à anterior e viu Neymar, astro brasileiro, deixar a equipe no início do ano. O português nega que tenha qualquer desentendimento com o craque.
PEP GUARDIOLA
O espanhol, apontado como um dos maiores treinadores da história do futebol, vive má fase no comando do Manchester City.
Multicampeão, o catalão deve terminar a temporada sem títulos relevantes. Fã do futebol brasileiro dos anos 1980, Guardiola, de 54 anos, tem contrato com a equipe inglesa até junho de 2027.
ABEL FERREIRA
Técnico mais longevo da atualidade na elite do futebol brasileiro, o português de 46 anos vive momento turbulento com o Palmeiras após uma temporada sem títulos importantes. Pesa a seu favor o bom conhecimento sobre o funcionamento do esporte no País e a longa lista de títulos.
No entanto, Abel Ferreira é visto como um crítico da CBF e, junto com sua comissão técnica, já foi alvo de nota de repúdio da entidade.
ROGER MACHADO
Treinador do Internacional, Roger Machado, de 49 anos, tem feito um trabalho bastante aplaudido na equipe colorada. Conquistou o Campeonato Gaúcho e ergueu seu time a posto de um dos favoritos ao título nacional.
Já passou por Grêmio, Palmeiras, Atlético-MG e Fluminense, mas faltam em seu currículo troféus mais pesados.
ROGÉRIO CENI
Ídolo do São Paulo e pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira em 2002 (foi reserva de Marcos e Dida_, o ex-goleiro Rogério Ceni, de 52 anos, é um dos cotados para assumir o cargo de Dorival Júnior.
Atualmente no Bahia, o treinador já passou pelo time do MorumBis, Flamengo e Fortaleza. Ganhou o Brasileirão de 2021 com o clube rubro-negro.