Esportes

Dupla de ouro faz jus à tradição do vôlei de praia do Espírito Santo

Se o Espírito Santo é referência mundial no vôlei de praia, Thiago e Pedro mantiveram a tradição com a conquista do ouro nos Jogos da Juventude

Foto: Washington Alves/COB
Thiago e Pedro correm em volta da quadra com a bandeira do Espírito Santo logo após a final

O Espírito Santo é referência mundial quando o assunto é vôlei de praia. Seja no masculino ou no feminino, saíram do Estado medalhistas olímpicos e mundiais como Alison, Fábio Luiz, Loiola, André Stein, Larissa e Lili. A responsabilidade de defender essa tradição não pesou para dois jovens talentos capixabas.

>> Quer receber nossas notícias de Esportes 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Thiago e Pedro, ambos de 17 anos, foram os responsáveis pela única medalha de ouro do Espírito Santo nesta quinta-feira nos Jogos da Juventude, principal competição escolar do País, que este ano acontece em Ribeirão Preto (SP). Eles venceram os paranaenses Wagner e Guilherme por 2 sets a 0, no final da tarde. E subiram ao topo do pódio pela primeira vez.

Foto: Washington Alves/COB
Thiago em ação na decisão do ouro

“Essa foi a minha segunda participação nos Jogos da Juventude. Fui bronze no ano passado, com outra dupla e em outra divisão. E agora me despeço com a medalha de ouro na 1ª Divisão. É uma emoção muito boa!”, comemorou Thiago Resende Grafanassi, aluno do Colégio UP de Jardim da Penha, em Vitória.

Com 1,72m de altura, ele é considerado baixo para a modalidade. Entretanto, surpreende com sua impulsão e um arsenal bastante variado de golpes. Já com 17 anos, ele se despede dos Jogos da Juventude, mas faz planos para continuar no vôlei. “Agora é treinar para disputar as outras competições. Não quero parar por aqui não. Tem muito mais pela frente ainda”.

Trabalha e Confia com alegria

Foto: Washington Alves/COB
Pedro tem só um ano de vôlei e já é campeão

Se Thiago é o mais experiente da dupla, Pedro Henrique Pamplona, da mesma idade, tem apenas um ano de vôlei.

“Descoberto” por uma jogadora de vôlei master enquanto batia uma pelada numa academia em Vila Velha, o jovem de 1,93m foi convencido a começar a treinar vôlei com o técnico Sanderson Pimentel e pegou gosto pela modalidade.

Um ano depois de dar as primeiras manchetes, ele sobe ao pódio com a medalha de ouro nos Jogos da Juventude.

“Eu nem acredito. É uma medalha que eu dedico a todos que acreditaram em mim e que me ajudaram. Há um ano, eu nem treinava, só batia pelada, sem interesse nenhum. E hoje estou aqui como campeão. É demais”, comemorou Pedro, aluno do Colégio Pio XII, de Vila Velha, e que tem o bordão “alegria” como marca registrada entre os amigos.

Já o treinador da equipe era só felicidade com o resultado final: “Eles tiveram paciência e souberam jogar o jogo. Tô muito orgulhoso!”, elogiou Sanderson Pimentel.

Expectativa de mais medalhas nas quadras

A medalha de ouro da dupla Thiago e Pedro foi a 12ª medalha da delegação do Espírito Santo nos Jogos da Juventude. Até agora, foram cinco ouros, duas pratas e cinco bronzes. Um desses cinco bronzes saiu também nesta quinta-feira com Eduardo Almeida no tiro com arco.

A expectativa é que o Estado conquiste mais medalhas neste fim de semana, com as disputas do handebol e do basquete.

LEIA TAMBÉM: Sonho realizado dentro e fora dos tatames nos Jogos da Juventude