A dupla formada pela capixaba Julhia e a sul-mato-grossense Bia, ambas da Aest, de Serra, conquistou o título da primeira etapa do Circuito Brasileiro Sub-21 de vôlei de praia, em Saquarema (RJ).
Com a conquista, elas se classificaram para a disputa do Campeonato Mundial da categoria, que será disputado em setembro, ainda em local a ser definido.
Leia também:
Capixaba de 17 anos é campeã brasileira no arremesso de peso
Capixaba conquista duas medalhas na maior competição escolar do mundo
Dupla conquista título em Saquarema
A conquista da primeira etapa do Circuito Brasileiro Sub-21 aconteceu no último final de semana, quando a dupla da Aest venceu na final a dupla Carolina e Marcela por 2 sets a 1.
O título em Saquarema colocou Julhia e Bia na liderança do ranking brasileiro na categoria sub-21, com 300 pontos. A dupla é treinada pelos técnicos Ary Jorge e Joelma Perandre, com o suporte do preparador físico Hudson Sander e do fisioterapeuta Francisco Brioschi.
Em junho de 2024, Julhia e Bia foram convocadas para a seleção brasileira de vôlei de praia e passaram por um período de treinos em Metz, na França.
“Uau, que loucura! Ainda estou processando tudo. Talvez eu não encontre as melhores palavras agora! Olho para trás e penso que valeu a pena todo o sacrifício, cada conversa e toda a entrega. Ano passado batemos na trave, e agora o tão esperado ouro finalmente veio! Quero agradecer a Deus, em primeiro lugar, por me confortar e me ajudar a lidar com a ansiedade e o nervosismo”, comemorou Julhia, com uma postagem nas redes sociais.
Pódio também no masculino
Além do título de Julhia e Bia, o Espírito Santo também conquistou medalha de prata no torneio masculino do Circuito Brasileiro Sub-21, com a prata de Juca e Arthur Apicelo, também da Aest.
A disputa em Saquarema reuniu 40 duplas de cada gênero, 24 no qualifying e 16 direto no torneio principal. E faz parte do planejamento da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) para o desenvolvimento de novas duplas com potencial olímpico.
“Vamos observar esses jovens e outros tantos nomes em situação de competição, o que também é muito importante para o planejamento visando os ciclos olímpicos de 2032 e 2036”, afirmou o coordenador técnico de vôlei de praia da CBV, o também capixaba Leandro Brachola, campeão olímpico no Rio-2016 como técnico da dupla Alison/Bruno Schmidt.