Esportes

É permitido sonhar! Amistoso do Bem mostra um novo horizonte para crianças e adolescentes

Instituto Camillo Neves promove lazer e bem-estar social para crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social e realiza sonhos com o esporte

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Um dia muito especial. Foi assim o sábado para mais de 50 crianças e adolescentes da Grande Vitória que participaram do “Amistoso do Bem”, ação promovida pelo Instituto Camilo Neves em parceria com o Instituto Americo Buaiz na manhã deste sábado (27), na Escola Americana de Vitória, em Bento Ferreira, Vitória.

No fim, o resultado foi o que menos importou. Ao contrário dos muitos sorrisos e boas lembranças que ficarão para os envolvidos.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O Instituto Camilo Neves é uma ação social sem fins lucrativos que leva o nome de seu fundador, o ex-jogador de Fut7, beach soccer e empresário Camillo Neves. Ele fundou o projeto em janeiro de 2022, na Ilha de Santa Maria, em Vitória, seu bairro de nascimento e criação. O principal objetivo é dar às crianças oportunidades para que eles consigam enxergar, através do esporte, um novo horizonte de coisas boas no mundo, além de facilitar o acesso gratuito às práticas esportivas e educacionais. 

“Essas crianças vivem em área de vulnerabilidade social e nosso objetivo é, através do esporte, fazer com que essas crianças possam enxergar um horizonte bacana e que elas consigam aplicar coisas boas na vida que o esporte pode oferecer para elas”, conta o empresário Camilo Neves. 

O instituto tem atividades voltadas a crianças a partir dos seis anos, até adolescentes de 14 anos de idade. Além disso, também conta com ações para os pais e familiares dos alunos, como fisioterapia, treinos funcionais, exames médicos e atendimentos nutricionais.

Para as crianças e adolescentes envolvidas no projeto, foi oferecido neste sábado um café da manhã especial, com muito lazer, e foi realizada uma partida amistosa de futsal entre os alunos das duas instituições no ginásio da Escola Americana, onde eles viveram um grande momento de entretenimento e convivência social. 

O evento também contou com a participação e organização da gerente-executiva do Instituto Américo Buaiz, Paula Martins, que faz questão de aplaudir e incentivar ações que mostrem que  o esporte é um excelente fator de contribuição para tirar crianças e adolescentes de sua zona de vulnerabilidade social e mudar a perspectiva de vida deles. 

“É muito além do esporte que esse projeto pode ir. Quando estimulamos a convivência social entre crianças e adolescentes, elas passam a enxergar novas perspectiva de vida. A interação social que promovemos entre eles também ajuda muito na formação deles, pois eles aprendem a respeitar, a criar empatia pelo próximo… São muitas as lições de vida que eles já tiram desde cedo através do projeto”, explica Paula Martins.

LEIA TAMBÉM: Instituto Viva Vida transforma vidas de crianças e jovens na Grande Vitória

CONTRIBUIÇÕES E PARCERIAS DO ICN

Como uma ação filantrópica, o Instituto Camillo Neves (ICN) atua sem fins lucrativos e de forma totalmente gratuita para os inscritos. A partir disso, instituições de apoio podem contatar e contribuir para com o projeto, como é o caso do Instituto Americo Buaiz (IAB), que começou a atuar em parceria com a iniciativa este ano.

O IAB adotou o tema “esporte e educação” para o bimestre, durante o período de março e abril, e selou parcerias com instituições de assistência socioeducativa através de esporte, incluindo o Instituto Camillo Neves.

“O Instituto presta serviços à comunidade, é muito mais do que só esporte, é muito mais do que só jogar bola. Eles, de fato, mudam a vida daquelas pessoas, porque o adolescente que poderia estar na rua está treinando, aprendendo, estudando e tendo contato com outras pessoas com realidades semelhantes e que estão prosperando em meio a dificuldade”, destaca a coordenadora do IAB, Paula Martins.

COMO AJUDAR

Caso outras empresas e organizações desejem se tornar contribuintes para o projeto, podem entrar em contato diretamente através do WhatsApp: 27 99924-0777, ou pela chave Pix (CNPJ): 49.051.369/0001-12.

*Texto escrito pelo estagiário Vitor Almeida, com a supervisão do editor Flávio Dias.