Em oitavo lugar na classificação do Qualifyng Series (QS), a divisão de acesso da elite mundial de surf, o capixaba Krystian Kymerson desembarcou em Vitória na tarde desta quarta-feira (24). Na bagagem, o rapaz de 26 anos chegou com a expectativa de se manter entre os 10 no fim da temporada e garantir um lugar no Championship Tour (CT) em 2020.
Kymerson acaba de retornar de Portugal. Lá, ficou em nono lugar na praia de Santa Cruz e na terceira posição em Caparica.
“Fico muito feliz pela temporada que estou fazendo. Estou na pegada, treinando bastante, mas sei que tem muita água para rolar ainda. Só de você estar lá em cima (no ranking), dá para ver que o trabalho está sendo bem feito”, disse o surfista da Barra do Jucu, Vila Velha.
Krystian Kymerson é o atual campeão do Circuito Brasileiro. Ele é o capixaba com a melhor classificação no QS em todas as edições : 47º lugar em 2017.
“Consegui realizar o sonho de ser campeão brasileiro profissional ano passado, e agora corro atrás de conquistar o sonho de entrar na elite do surf mundial”.
O surfista conta com uma manobra aérea batizada como KK Fly e já venceu Gabriel Medina quando ambos disputavam torneios nacionais amadores na adolescência. Mais maduro e em sua nona participação na divisão de acesso, tem dois eventos em mente para se manter nas 10 primeiras posições do ranking.
“Estou garantido na triagem do CT na etapa do Rio de Janeiro (dia 19 de junho). Fiquei muito feliz, é mais uma conquista. Quem sabe ali consigo entrar no evento principal, que é meu objetivo. Competir uma etapa do CT antes de entrar ano que vem, quem sabe? A etapa completa acontece de 20 a 28 de junho”, contou Kymerson.
Em Ballito, na África do Sul, o surfista ficou em 5º lugar nas temporadas de 2016 e 2018. Entre os dias 1º e 7 de julho, espera alcançar o título. “Quem sabe vou ganhar um título lá? É meu grande sonho. É o primeiro “prime”, onde tudo começa. Estou amarradão”, frisou.
Etapas que valem 10 mil pontos são chamadas de “prime”. “O cara que quer chegar na elite, preciso se manter nos ‘primes'”, explicou.