Em entrevista à revista “GQ, Pelé elogiou muito a seleção espanhola, para ele, a melhor do mundo. O Rei do Futebol reconheceu que na Copa do Mundo, “o mais importante é não cruzar com a Espanha”. Ainda segundo o maior jogador da história, a ‘Fúria’ não possui um ponto fraco. A declaração repercutiu muito no mundo todo, principalmente na Espanha, onde foi capa do ‘Marca’ e do “As”.
Pelé fez questão de destacar todos os pontos fortes dos atuais campeões mundiais. Para ele, a equipe de Vicente Del Bosque joga um futebol moderno, muito similar à Laranja Mecânica de Rinus Michels, Cruyff e Neeskens.
“O mais importante para o Brasil é não cruzar com a Espanha. A única coisa boa de enfrentar a seleção espanhola para nós é que eles jogam um futebol limpo, aberto. Joga e deixa jogar. Isso é importante para uma seleção como o Brasil. A Espanha joga um futebol moderno. Se já houve algo parecido, foi aquela Laranja Mecânica dos anos 70. A seleção espanhola tem o mesmo tipo de marcação e de jogo, com uma forma única de pressionar no ataque”, afirmou Pelé, segundo o “Marca”.
Preocupado com o estado atual da Seleção Brasileira, que para ele, deveria lamentar que Diego Costa e “especialmente” Thiago Alcântara tenham optado por atuar pela “Fúria”. Mesmo que o filho de Mazinho esteja fora da Copa do Mundo por lesão, o Rei do Futebol afirmou que Thiago seria um grande reforço para a equipe de Luiz Felipe Scolari.
“Sobretudo, teria sido muito bom ter Thiago Alcântara. Ele, sim, queria na minha seleção. Sempre se dizia que o Brasil tinha um dos melhores ataques do mundo e que a defesa não era muito boa. Este ano, diferentemente de outros, temos uma equipe muito boa do meio de campo para trás, mas devemos ajustar o ataque ainda. E isso é a primeira vez que acontece na história do Brasil”, garantiu.
O maior jogador de todos os tempos reconheceu também sua preocupação sobre os preparativos para a Copa do Mundo e a imagem que o Brasil pode oferecer devido aos atrasos nas obras de alguns estádios.
“Nós somos os representantes do futebol mundial e não podíamos deixar isso acontecer, mas já está acontecendo. E é muito triste”, lamentou o Rei.