O Centro de Convenções de Vitória reuniu, nesta sexta-feira (9), importantes nomes do esporte nacional. Zico, Lars Grael e José Brunoro se reuniram no Seminário de Capacitação de Gestão Esportiva. Zico, ex-jogador do Flamengo e ídolo do time, disse que a convocação do técnico da seleção, Luis Felipe Scolari, foi boa, já que, para ele, Felipão sabe analisar as funções individuais de cada atleta.
O debate teve o objetivo de integrar e compartilhar informações do esporte entre o Estado e os municípios através de diversas secretarias.
Zico também falou sobre a formação de times vencedores. “O mais importante é a formação de uma equipe, e o líder desse grupo deve conhecer o clube, se identificar com as pessoas para realizar uma boa gestão”, disse.
Ele também ressaltou a importância do trabalho individual e coletivo de toda a equipe. “O desenvolvimento individual do atleta e do gestor é muito importante para realizar o objetivo de todo o grupo, que é progredir cada vez mais. O atleta deve ter uma preparação física e técnica, e sempre tendo ao lado uma boa comissão que dê o suporte necessário”, falou.
A secretária de Estado de Esportes e Lazer, Lilian Siqueira, também esteve presente no evento e comentou o seminário. “Esse é o primeiro de muitos seminários esportivos que serão realizados no Espírito Santo. Grandes nomes da gestão esportiva estão aqui para colaborar e somar conhecimento”, ressaltou.
Palestrantes
Zico é ex-jogador do Flamengo e seleção brasileira, já foi técnico da seleção japonesa e iraquiana, dos times Fenerbahce, Bunyodkor, CSKA Moscou, Olympiakos e Al-Gharafa. Já foi dirigente do Flamengo e atualmente é comentarista esportivo na TV.
José Carlos Brunoro é dirigente esportivo, ficou conhecido quando, em 1992, foi convidado para ser diretor de esportes da América Latina. Tornou clubes como Boca Juniors, Peñarol, Juventude, entre outros, como referências vencedoras nos anos 1990.
Lars Grael é velejador brasileiro, medalhista olímpico de bronze em dois Jogos Olímpicos, Seul 1998 e Atlanta 1996. Hoje dedica-se ao apoio do esporte a partir de uma outra perspectiva: a política, exercendo cargos nos governos federal.