Esportes

Camaronês faz 70 pontos e entra para a história da NBA

O pivô Joel Embiid bateu recorde do Philadelphia 76ers ao marcar 70 pontos na vitória sobre San Antonio Spurs por 133 a 123 e superar marca da lenda Wilt Chamberlain

Foto: divulgação/nba

Joel Embiid e Karl-Anthony Towns colocaram a noite de segunda-feira (23) na história da NBA. Os dois jogadores bateram os recordes de pontuação do Philadelphia 76ers e do Minnesota Timberwolves, respectivamente. Embiid anotou incríveis 70 pontos, enquanto Towns registrou 62 por suas equipes.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Na cidade de Filadélfia, o camaronês de 29 anos foi decisivo de forma absoluta na vitória do Philadelphia 76ers sobre o San Antonio Spurs por 133 a 123. Embiid bateu o recorde da franquia, que pertencia à lenda Wilt Chamberlain, que anotou 68 pontos numa partida da equipe em 1967. Chamberlain era dono das três melhores marcas do tipo nos Sixers.

O feito fez Embiid não apenas bater o recorde de pontos da temporada como entrar na lista das maiores pontuações na história. Ele divide agora a sétima posição, com Devin Booker, do Phoenix Suns, e o próprio Chamberlain, que detém diversas marcas históricas na competição. É, por exemplo, o dono da maior pontuação num jogo, com 100 pontos — Kobe Bryant é o segundo colocado nesta lista, com 81.

Apesar da grande performance, Embiid saiu de quadra insatisfeito porque esperava somar ainda mais pontos.

“Na verdade, eu estava bem irritado comigo mesmo porque eu perdi muitas cestas fáceis, daquelas que estava fazendo ao longo da temporada”, comentou o camaronês, que não deixou de celebrar o feito.

“Obviamente, Wilt conquistou muitas coisas. Estar na mesma frase que ele é algo muito legal. Foi uma grande noite. Meus companheiros de time me serviram diversas bolas e eu pude anotar os pontos”, comentou Embiid, que também bateu seu recorde de rebotes, com 18, finalizando a noite também com um “double-double”.

Fora de casa, o Charlotte Hornets superou o Minnesota Timberwolves, líder da Conferência Oeste, por 128 a 125. Karl-Anthony Towns anotou 62 pontos, em mais uma atuação memorável desta segunda, sendo 44 pontos somente no primeiro tempo. Apesar da brilhante performance, os Timberwolves foram derrotados.

“Ter uma noite destas e perder a partida não foi muito legal ou histórico”, ponderou o novo recordista de pontos dos Timberwolves. “Não existem vitórias morais. Mas somos o número 1 do Oeste, um dos melhores times da NBA. Não há tempo para vitórias morais, frestas de esperança, ‘ótima noite, mas não o final que queríamos’. Temos de encontrar uma maneira de vencer. É sobre ganhar o jogo. Trata-se de permanecer em primeiro lugar no Oeste”, disparou Towns.

O revés não derrubou os Timberwolves da liderança da Conferência Oeste. A equipe soma 30 vitórias e 13 derrotas. Os Hornets vivem situação oposta, na modesta 13ª colocação do Leste, com 10 triunfos e 31 revezes.