A empresária Alê Junqueira vai encarar um desafio diferente a partir do dia 22 de agosto. Ela vai correr de Vitória a Marataízes, num total de 120km, como forma de incentivar as mulheres a cuidarem da saúde física e mental.
O desafio de 120km ganhou o nome de Desafio de Volta ao Lar, também como forma de homenagear a mãe da empresária, personal trainer e treinadora de corrida Alê Junqueira, 47 anos.
VEJA TAMBÉM:
> Saiba como fazer retirada dos kits da Meia Maratona dos Reis Magos
> Sofia Madeira visita núcleo de ginástica após competir em Paris-2024
> Duas capixabas vão jogar a Copa do Mundo Sub-20 de futebol feminino
CORRIDA COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO
Alê Junqueira é natural de Marataízes, de onde saiu aos 16 anos, sozinha, para fazer faculdade de Educação Física em Vitória. Hoje, é empresária, casada, mãe de um casal e promove saúde física e mental para mulheres no Brasil e no exterior.
“Eu falo sempre com minhas alunas que não é só corrida, é mais vida”, destaca Alê, que explica por que escolheu a corrida como forma de promoção da saúde da mulher:
“A corrida mudou a minha vida. É sobre transformação física, mas muito também sobre crescimento como mulher, sobre vencer obstáculos, superar cada minuto, cada quilômetro e comemorar cada conquista, grande ou pequena. E na vida é assim também. Eu tenho alunas no Brasil todo e até no exterior e são mulheres comuns, que têm seus problemas e dificuldades, mas que encontraram na corrida uma saída, uma aliada na busca por soluções. Tenho alunas que superaram Síndrome do Pânico, crises de ansiedade, sobrepeso, depressão, enfim. É sobre ser a sua melhor versão”.
O desafio começa no dia 22 de agosto, às 6 horas, com largada na Ufes, em Vitória. Justamente porque foi lá que a empresária iniciou a sua jornada, assim que foi aprovada no vestibular de Educação Física, em 1996. De lá, Alê vai correr até chegar a Barra de Itapemirim, em Marataízes, onde moram seus pais, Eliete e Joilton.
A expectativa é completar o percurso, de aproximadamente 120km, em até quatro dias.
“Voltar a Marataízes é uma forma também de homenagear a minha mãe, dona Eliete, uma mulher guerreira, como são as mulheres, as mães brasileiras. Ela me inspira a cada dia e eu espero que eu possa também inspirar outras mulheres”, explica a corredora.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Entre no nosso canal do Telegram!
PREPARAÇÃO E ESTRATÉGIA PARA OS 120KM
Alê Junqueira passou os últimos quatro meses em preparação para encarar os 120km de corrida. Ela espera correr pelo menos 30km por dia, podendo superar a marca de acordo com as condições físicas — e meteorológicas — de cada dia.
Na rotina, além dos treinos de corrida, ela fez fortalecimento muscular, alongamento e mobilidade e uma dieta com consumo maior de calorias para ter energia e suportar a exigência física, além de ajudar na recuperação muscular e das articulações.
A empresária e personal também incluiu algumas provas na preparação, como a Meia Maratona dos Reis Magos, que acontece no domingo (18), em Serra.
INSPIRAÇÃO PARA MULHERES
Ao final do Desafio de Volta ao Lar, a esperança da corredora e empresária é de que consiga “tocar o coração” de mais mulheres quanto à importância de cuidar da saúde, de recuperar a autoestima e de ter amor próprio.
“O mundo vive alcançou recordes de obesidade, de ansiedade, depressão, principalmente no pós-pandemia de Covid. É urgente que as pessoas de uma maneira geral, mas especialmente as mulheres, se atentem ao autocuidado. Nós, mulheres, somos fortes e podemos tudo. Se eu, que sou mãe, que trabalho fora, que tenho minha empresa e minhas alunas, posso correr de Vitória a Marataízes, você pode correr um pouquinho a cada dia, no seu tempo, no seu esforço. Claro, sempre com orientação, mas é possível sim. O desafio é começar”.
COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR
Alê Junqueira vai divulgar o percurso no perfil dela no Instagram (@eu.soudessas). E conta com o apoio de mais mulheres durante o caminho. Até mesmo correndo parte do caminho com ela.
“Será o máximo! Já pensou? As mulheres me dando apoio e correndo um pouquinho comigo? É assim que mostramos nossa força! Mulheres apoiam mulheres. Eu vou adorar. Se você só consegue caminhar, venha também. Se só consegue correr 1 minuto, corra 1 minuto comigo! Pode ter certeza que vai me ajudar demais”.