Esportes

Capixaba é indicado ao prêmio de melhor jogador sub-20 do mundo

Sávio, do surpreendente Girona, está entre os indicados ao `prêmio de melhor jogador sub-20 mundo junto com Endrick e Vitor Roque

Foto: Reprodução/Instagram/@gironafc

Um dos destaques do time que é a sensação da temporada na Liga Espanhola, o capixaba Sávio, do Girona, está na lista dos indicados ao prêmio de melhor jogador sub-20 do mundo. Ele é um dos três brasileiros lembrados pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), junto com Endrick, do Palmeiras, e Vitor Roque, do Athletico/PR

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Sávio, ou Savinho, está na Europa desde agosto do ano passado, quando o Grupo City pagou ao Atlético/MG cerca de 6,5 milhões de euros (R$ 35 milhões no câmbio da época). O atacante está emprestado ao Girona, da Espanha. O time faz campanha espetacular na temporada e é líder isolado do Campeonato Espanhol, com 41 pontos, dois a mais do que o Real Madrid. No fim de semana, por sinal, o Girona venceu o Barcelona fora de casa por 4 a 2. Sávio foi titular.

Na atual temporada, o capixaba tem cinco gols e cinco assistências em 18 jogos pelo Girona.

Nascido em São Mateus, Savinho foi cedo para o Atlético/MG, onde jogou pelas categorias de base e se profissionalizou em 2021. Pelo time principal do Galo, foram 27 jogos, dois gols marcados e uma assistência, até ser vendido por 6,5 milhões de euros em junho de 2022 para o Troyes, clube francês que pertence ao Grupo City, o mesmo do Manchester City.

O capixaba, no entanto, nunca chegou a atuar pelo clube francês e foi emprestado para o PSV Eindhoven, da Holanda. Pelo time holandês, foram 14 jogos na equipe principal, com duas assistências e nenhum gol marcado. Agora no Girona, também por empréstimo, Savinho tem mostrado todo o seu repertório e desperta o interesse de gigantes da Europa como o próprio Barcelona.

Disputa com jovens craques

Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Endrick, do Palmeiras, também concorre

Outro brasileiro indicado à premiação da IFFHS é Endrick, 17 anos, um dos destaques do Palmeiras na conquista do título brasileiro. O jogador se apresenta em julho no Real Madrid, equipe que pagou cerca de R$ 400 milhões.

A Espanha também vai ser o destino de Vitor Roque a partir da metade do ano que vem, quando o atacante vai se apresentar ao Barcelona, após o clube catalão pagar ao Athletico/PR valor semelhante ao de Endrick.

Da leva de estrangeiros, Jude Bellingham, do Real Madrid, e os espanhóis Gavi, do Barcelona, e Garnacho, do Manchester United, são os destaques internacionais que vão competir com os brasileiros pelo prêmio, cujo vencedor será anunciado no dia 25. O júri da IFFHS é composto por jornalistas de 120 países.