Esportes

Enduro da Ferrovia chega a Alfredo Chaves e envolve municípios da região serrana

O enduro terá um formato diferente, pois será intermunicipal saindo de Viana e percorrendo as trilhas de Biriricas, em Domingos Martins, e de Marechal Floriano até Alfredo Chaves

A adrenalina vai tomar conta da cidade de Alfredo Chaves. Foto: Divulgação

Alfredo Chaves irá receber 5ª edição do Enduro da Ferrovia da próxima sexta-feira (19) ao domingo (21). Os amantes de esporte de aventura terão novidades nesta edição, com ponto de saída em Viana. A Associação de Moto Trial de Alfredo Chaves (Amtac) dará apoio ao evento.

Neste ano, o enduro terá um formato diferente, pois será intermunicipal saindo de Viana e percorrendo as trilhas de Biriricas, em Domingos Martins, e de Marechal Floriano até Alfredo Chaves, onde haverá uma confraternização junto à entrega do resultado do primeiro dia de competição. Já no segundo dia, os pilotos terão a largada em Alfredo Chaves, passando por Guarapari e seguem até Viana onde haverá a festa de premiação.

Com uma extensão ampla no trajeto, cerca de 260 quilômetros percorridos em dois dias de prova, os competidores terão algumas paradas. A primeira será na ida em Biriricas e Marechal Floriano, já a segunda será na volta, em Guarapari. A expectativa é a participação de 130 motocicletas e 50 quadriciclos.

O Enduro da Ferrovia é supervisionado pela Federação Capixaba de Motociclismo (Fecam), sendo uma das principais provas do Campeonato Capixaba de Enduro de Regularidade. Na sexta-feira (19), os inscritos se reunirão para receber o material de prova, às 19 horas, na Estação de Viana. O grid de largada das categorias Master, Sênior, Júnior, Over 40, Over 50, Duplas, Novato e Regional será sorteado às 22 horas.

O sábado (20), marcará o primeiro dia do Campeonato Capixaba. A largada acontece às 9h, na Praça Jerônimo Leite, em Viana. Os pilotos percorrerão 130 quilômetros passando por trilhas e estradas rurais do interior vianense e de municípios vizinhos até Alfredo Chaves, onde pernoitarão. No dia seguinte, eles fazem o percurso seguindo em direção a Guarapari até retornarem a Viana, onde receberão as premiações no Ginásio Germano Lube.

O enduro visa fomentar o motociclismo off-road (fora de estrada). De acordo com o presidente do Trail Clube Viana, Thiago Coutinho Casagrande, o Enduro da Ferrovia é duplamente importante para o Campeonato Capixaba de Enduro de Regularidade. “Essa é a única prova, válida apenas para o Campeonato Capixaba, que será em dois dias. É uma prova itinerante entre os municípios de Viana e Alfredo Chaves”, destaca.

Qualidade e diversidade do roteiro são pontos marcantes. Saindo de Viana, região à nível do mar, passando por regiões que chegam a quase 1.000 metros de altitude, a prova ainda tem diferentes tipos de climas, trilhas e terrenos no decorrer do percurso. “Nosso esporte está o tempo todo em contato com a natureza, passando por paisagens atravessando rios e matas”, conclui.

Para participar, o competidor deverá acessar o site do evento: www.proenduro.com.br

Aventura em família

Para quem quiser um final de semana de aventura e com a família, há a Expedição Can-am. Os quadriciclos sairão de Viana com destino a Alfredo Chaves, no dia 20 e retornarão a Viana no dia 21. O percurso é composto por um comboio de veículos que fará turismo de aventura.

Confira a programação:

Sexta-feira (19)
19h – Coquetel de inscrições e entrega do material na Estação de Viana
22h – Sorteio do grid de largada

Sábado (20)
09h – Largada dos pilotos na praça principal, em frente à Prefeitura, em Viana
15h30 – Chegada dos Pilotos a Alfredo Chaves
19h – Divulgação do resultado do 1º dia de competição

Domingo (21)
8h – Largada dos pilotos, em Alfredo Chaves
14h30 – Chegada dos pilotos no Ginásio Germano Lube, em Viana
17h – Divulgação do resultado do 2º dia de competição
18h – Entrega da premiação