Fantasma do rebaixamento

Entenda a briga contra o rebaixamento no Capixabão

Porto Vitória x Vilavelhense, no Kleber Andrade
O Vilavelhense venceu o Porto Vitória e ganhou fôlego na luta contra o rebaixamento (Foto: Wendrel Vieira/Vilavelhense)

O fantasma do rebaixamento no Capixabão está levando terror a metade dos times que disputam a competição. Faltando uma rodada para o fim da fase de classificação, cinco equipes vão para ela sob o risco de cair para a Série B em 2026.

A última rodada do Capixabão acontece no domingo (23), com os cinco jogos disputados no mesmo horário, às 16 horas. Antes, porém, ainda será disputado o jogo que fecha a penúltima rodada: Jaguaré x Vitória, hoje (18), às 19 horas, no Conilon, em Jaguaré, partida que também mexe com a zona de rebaixamento.

Leia também:

Veja a tabela do Capixabão

Impecável: Desportiva é a única equipe invicta no Capixabão

Pequeno torcedor capixaba vira xodó do Vasco no ES

Dois times serão rebaixados no Capixabão

Pelo regulamento, dos 10 times que disputam a fase de classificação, oito avançam para as quartas de final e dois serão rebaixados no Capixabão. Desportiva, Rio Branco de Venda Nova, Real Noroeste, Capixaba e Rio Branco já estão classificados para a próxima fase.

Os rebaixados, hoje, seriam Porto Vitória, penúltimo colocado, com seis pontos, e Jaguaré, o lanterna, com três. Mas Nova Venécia (oito pontos), Vilavelhense (oito) e Vitória (seis) também correm risco até a rodada final.

Quem corre risco de rebaixamento no Capixabão

  • 6º Nova Venécia – 8 pontos
  • 7º Vilavelhense – 8 pontos
  • 8º Vitória – 6 pontos
  • 9º Porto Vitória – 6 pontos
  • 10º Jaguaré – 3 pontos

Porto Vitória, campeão da Copa ES, está ameaçado

Seis meses após comemorar o título da Copa Espírito Santo, o Porto Vitória vive momento delicado dentro das quatro linhas.

Com apenas uma vitória em oito jogos, o time é o vice-lanterna do Capixabão, com seis pontos. E pode até ir para a última rodada na última colocação, o que vai acontecer caso o Jaguaré goleie o Vitória nesta terça-feira (18), em Jaguaré.

O Porto se complicou de vez com a derrota para o Vilavelhense por 1 a 0, na noite de segunda-feira, no Kleber Andrade. Ítalo marcou o gol da vitória do Vila, que foi aos oito pontos e ganhou fôlego para escapar do rebaixamento.

Na última rodada, o Porto Vitória visita o Rio Branco de Venda Nova, vice-líder e já está classificado para as quartas de final. Já o Vilavelhense enfrenta o Capixaba, no Engenheiro Araripe.

Jaguaré x Vitória fecha a penúltima rodada

Em confronto direto entre times que lutam para não cair, Jaguaré e Vitória se enfrentam nesta terça-feira (18), às 19 horas, no Conilon.

Visitante, o Vitória fica em situação menos dramática se vencer hoje. Um triunfo fora de casa leva o time alvianil aos nove pontos, assumindo a sexta colocação, e passando a depender de um empate com o Nova Venécia na última rodada, fora de casa, para evitar o rebaixamento e se classificar para as quartas de final sem depender de outros resultados.

O Jaguaré, por sua vez, precisa vencer para ir para a última rodada, contra o Rio Branco, no Kleber Andrade, dependendo também de uma nova vitória para não cair. Uma derrota em casa nesta terça, porém, vai rebaixar o Jaguaré com uma rodada de antecedência.