Esportes

ENTREVISTA | Furacão capixaba deixa marcas no Mundial de Ginástica Rítmica

Geovanna Santos nem precisou da vaga olímpica para levantar a torcida e quebrar tabus no Mundial em Valencia. Jojô é a entrevistada da vez no Papo do Dias

Foto: Ricardo Bufolin/CBG
Geovanna Santos em ação pela seleção brasileira individual no Mundial de Valencia, na Espanha

Geovanna Santos iniciou na ginástica no projeto social Campeões de Futuro, do Governo do Estado, que oferece esporte gratuito para crianças e adolescentes capixabas, com idade entre 6 e 17 anos, em todos os municípios do Espírito Santo. Mudou-se de Pinheiros para Vitória após passar num teste e trouxe a família a tiracolo. Isso com apenas oito anos de idade!

“A família toda veio por acreditar no meu sonho”. A “aventura” deu tão certo que, hoje, ela é ginasta da seleção brasileira de ginástica rítmica.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

“Jojô” participou de Jogos Pan-Americanos e da Olimpíada de Tóquio/2021 com o conjunto. Desde 2022, defende a seleção brasileira individual. Em 2023, foi campeã brasileira individual geral e levou o ouro também nos aparelhos maças, fita e bola, além de ficar com a prata no arco.

E no Campeonato Mundial, disputado no fim de agosto em Valencia, na Espanha, Jojô virou “Furacão”. E nem precisou conquistar a vaga olímpica pra isso. Com muita energia e talento, a capixaba levantou a torcida e foi pra galera ao final da sua apresentação na bola.

“Tinha uma torcida muito vibrante, com as espanholas, donas da casa. E eu não imaginei que a minha apresentação fosse ter a mesma recepção! Eu fiquei impressionada. A série de bola, quando terminei e cravei a série, eu fui pra galera! Eu não acreditei! Me senti a dona da casa também”, lembra Jojô, com o sorriso aberto e encantador.

Geovanna Santos é a segunda entrevistada do Papo do Dias, o novo programa de entrevistas do Folha Vitória com personagens que fizeram ou estão fazendo história no esporte capixaba.

“O esporte mudou a minha vida! Assim como mudou a vida de muitos atletas e muda a vida de muitos jovens e crianças. Se todo mundo tivesse a oportunidade de fazer algum esporte, seja numa escola particular ou num projeto social, que faça! Vai mudar a vida e é daí que saem grandes atletas para o futuro do nosso País”, diz Jojô.

Assista aqui ao Episódio #2 do Papo do Dias:

Veja também: Primeira mulher narradora do futebol capixaba assumiu a transmissão no improviso