Esportes

Equipe campeã estadual de karatê não participa de competição por falta de ônibus municipal

De acordo com o professor da equipe, o pedido solicitando o transporte da prefeitura foi enviado no dia 18 de outubro, mas a resposta de que não havia ônibus seguro só chegou um dia antes do torneio

Foto: Foto: Arquivo Pessoal
A equipe Time GoJu Kai do bairro Castelândia, em Jacaraípe, na Serra, participou de campeonato em Viana há dois meses e conquistou 74 medalhas

A equipe campeã estadual de karatê, Time GoJu Kai, do bairro Castelândia, em Jacaraípe, na Serra, não pôde participar de uma competição em Jaguaré, Norte do Estado, por falta de transporte para levar os atletas. 

De acordo com o professor e presidente da academia, Lankaster Brendon, o pedido à Prefeitura da Serra de três transportes para levar os atletas ao torneio, que aconteceu no último sábado (06), foi enviado no dia 18 de outubro deste ano e, desde então, não houve nenhuma resposta concreta sobre a liberação dos veículos ou não.

O professor que também é faixa preta, terceiro dan e árbitro estadual e nacional, contou ao Folha Vitória que os atletas estavam se preparando há dois meses para participar da segunda etapa do torneio que aconteceu em Jaguaré.

“Nós estávamos nos preparando há dois meses. Eram mais de seis horas de aula por dia. É revoltante demais. Fazemos um trabalho árduo”, disse inconformado.

Ele ainda destacou que muitas crianças iriam participar pela primeira vez de um campeonato. Alguns pais também fariam parte da viagem para acompanhar os filhos. 

Para que a equipe pudesse participar do campeonato, foram feitas vaquinhas e ações para desembolsar R$ 4 mil para as inscrições. Ao todo, 93 atletas não puderam participar. 

De acordo com o professor, essa não é a primeira vez que é feita a solicitação de transporte. Na primeira etapa do campeonato, um pedido semelhante oi feito e atendido. 

O que diz a Prefeitura da Serra?

A prefeitura informou que não se comprometeu a ceder transporte a qualquer instituição. Foi feito um pedido para que a prefeitura cedesse ônibus escolares que são destinados apenas ao atendimento dos alunos da rede municipal de ensino.

“A prefeitura zela pela segurança dos usuários de seus equipamentos e reitera que os veículos utilizados para transporte escolar não são indicados para viagens de longa distância. A prefeitura reforça que, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), discute políticas públicas de incentivo ao esporte para atender este tipo de demanda com a devida estrutura”, diz a nota.