A equipe feminina de basquete em cadeira de rodas do Irefes/Sesport vai defender, nesta semana, o título da Supercopa Feminina, na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro. As 12 jogadoras do time embarcaram nesta segunda-feira (20) e a cerimônia de abertura acontece nesta terça-feira (21), às 17 horas, no Ginásio Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef, onde também serão realizadas as competições.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Toda a delegação viajou com passagens pagas pelo programa “Voe Atleta”, da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport).
Após conquistar o primeiro lugar na competição no ano passado, a equipe capixaba se prepara para defender o título com entusiasmo.
“Os treinamentos para a Supercopa foram bem intensos e exaustivos, mas o objetivo é grande e não poderia ser diferente, estamos muito motivadas e acreditando no trabalho, teremos uma longa jornada pelo caminho, mas vamos em busca do título com muita garra e determinação”, contou a jogadora capixaba Ivanilde Cândida da Silva, a Bisa Silva, integrante também da seleção brasileira.
Bisa, que foi diagnosticada com meningite aos nove meses de idade, conheceu o basquete em cadeira de rodas no Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), em Vila Velha, onde fazia fisioterapia após uma cirurgia no joelho. Ela esperava voltar ao futebol, mas isso não foi possível e foi aí que Bisa encontrou a paixão e um novo começo no esporte.
Sua colega de equipe, Paula Letícia, que iniciou na modalidade para tratar a ansiedade, pegou gosto pela coisa e, às vésperas da competição, está otimista em relação aos resultados: “Minha expectativa é boa, espero que venhamos a fazer ótimas partidas. Treinamos bastante e agora chegou a hora de colocar tudo em prática!”.
TREINADOR ESTREANTE
O time capixaba conta com os treinamentos de Diego Corrêa, atleta de basquete há mais de trinta anos e treinador do Irefes há dois. É a estreia do jogador como treinador do time feminino.
“A expectativa para a Supercopa é a melhor possível e a gente espera que seja uma competição saudável e que a gente consiga sair com o título, porque treinamos para isso. Queremos fazer um campeonato com evoluções táticas e, claro, deixar o grupo mais forte para o Campeonato Brasileiro, que será em setembro”, explicou Corrêa.
Os jogos contarão com a participação das quatro melhores equipes do campeonato brasileiro feminino de 2023, sendo elas, além do Irefes/Sesport: APP/UNIPAM/DB, de Minas Gerais; All Star Rodas, do Pará; e Adesul, do Ceará.
Todas as partidas, incluindo abertura e encerramento, serão transmitidas ao vivo pelo canal no YouTube da Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC).
LEIA TAMBÉM: Pâmella Oliveira conquista inédito tricampeonato no Ironman em Florianópolis