O Espírito Santo é um dos candidatos a receber seleções da Copa do Mundo Feminina de Futebol de 2027. Assim como aconteceu no Mundial de 2014, realizado no Brasil, o Estado pode servir de base e Centro de Treinamento para seleções de outros países, caso o Brasil seja confirmado como sede da competição.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A Fifa confirmou, no dia 14 de março, o Brasil como um dos candidatos a sede da Copa do Mundo Feminina de 2027. O País disputa com duas candidaturas conjuntas: uma com Estados Unidos e México e outra com Alemanha, Holanda e Bélgica. A escolha acontece no Congresso anual da Fifa, no dia 17 de maio, em Bangkok, na Tailândia.
No mês passado, uma delegação da Fifa fez uma visita de inspeção da candidatura brasileira. Eles visitaram o Rio de Janeiro, Brasília, Bahia e Pernambuco. O Espírito Santo, no entanto, também aparece no documento que oficializou a candidatura brasileiro ao Mundial de 2027.
“A possibilidade existe. O Espírito Santo já faz parte do caderno apresentado pela CBF à comissão julgadora. O Espírito Santo já consta neste caderno como opção para Centro de Treinamento para o Mundial Feminino de 2027. Então, existe essa possibilidade sim”, confirmou o presidente da Federação de Futebol do Espírito Santo (FES), Gustavo Vieira.
Estado recebeu seleções na Copa de 2014
A CBF entregou, em dezembro de 2023, o caderno de encargos com a candidatura oficial do Brasil a sede da Copa do Mundo Feminina de 2027. No documento, estão 10 cidades-sedes dos jogos: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Entretanto, a ideia é ter o Espírito Santo como Centro de Treinamento para uma ou mais seleções, repetindo o que aconteceu em 2014. Naquele ano, quando aconteceu a Copa do Mundo Masculina no Brasil, o Espírito Santo foi a “casa” das seleções de Camarões e Austrália. Ambas ficaram hospedadas em hotéis em Vitória durante o Mundial.
Camarões, que estava no mesmo grupo da Seleção Brasileira e contava ainda com o craque Eto’o, ex-Inter de Milão e Barcelona, treinou no estádio Kleber Andrade. Já os australianos usaram o estádio Engenheiro Araripe como CT.
LEIA TAMBÉM: Treinador do Rio Branco é chamado de “macaco” e promete denunciar agressor