Esportes

ES pode receber seleções na próxima Copa do Mundo Feminina

Brasil é candidato a ser sede da Copa do Mundo de 2027 e a CBF incluiu o Espírito Santo como um dos Centros de Treinamento para receber seleções

Foto: Divulgação/ Sesport
O Espírito Santo serviu como base da seleção de Camarões na Copa do Mundo de 2014

O Brasil já lançou a sua candidatura oficial para sediar a próxima Copa do Mundo de Futebol Feminina, que acontece em 2027. A CBF escolheu as 10 cidades que serão sede dos jogos da competição. E também incluiu outras praças para receber os Centros de Treinamento que vão servir às seleções classificadas. Entre eles, está o Espírito Santo.

>> Quer receber nossas notícias de Esportes 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Na noite desta terça-feira, o governador Renato Casagrande confirmou que o Espírito Santo foi incluído na candidatura que a CBF vai apresentar à Fifa. O Estado, assim, pode repetir o que aconteceu em 2014, quando recebeu duas seleções — Austrália e Camarões — que treinaram aqui antes e durante a Copa do Mundo daquele ano.

Camarões, por sinal, ainda com o craque Samuel Eto’o, estava no mesmo grupo do Brasil e foi a lanterna da chave. A seleção africana ficou hospedada em Vitória e treinou no estádio Kleber Andrade. Já a Austrália também ficou hospedada em Vitória e treinou no estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica.

“Boa notícia. Recebemos a informação do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, de que o ES foi incluído como Centro de Treinamento para as seleções na candidatura brasileira à Copa do Mundo Feminina de 2027, a exemplo de 2014, quando recebemos as seleções de Austrália e Camarões”, revelou Casagrande.

O Espírito Santo também recebeu jogos da Copa do Mundo Sub-17, em 2019, e o Torneio Internacional Sub-20, no ano passado, com título da seleção brasileira. Os dois eventos ocorreram no Kleber Andrade.

“É de grande importância para o Estado essa indicação por parte da CBF. O Brasil tem uma candidatura muito forte, com reais chances de se sagrar vencedora. E a exemplo de 2014, temos a certeza de que, com o Governo do Estado, juntamente com as prefeituras da região metropolitana, com interlocução da federação, conseguiremos receber e dar a melhor estrutura possível para essas seleções, caso venham a optar pelo Espírito Santo. Nossa parte agora é estar colaborando com a CBF na elaboração desse plano de candidatura, então a federação, juntamente com o Governo do Estado, não medirá esforços para que o Brasil saia de fato vencedor desse certame”, afirma o presidente da Federação de Futebol do Espírito Santo (FES), Gustavo Vieira.

CBF escolhe as 10 sedes

A candidatura oficial entregue pela CBF aponta 10 cidades como sedes dos grupos do Mundial de 2027. E serão exatamente as mesmas que sediaram a Copa do Mundo de 2014: Rio de Janeiro (Maracanã), Porto Alegre (Beira-Rio), São Paulo (Neo Química Arena), Belo Horizonte (Mineirão), Fortaleza (Castelão), Salvador (Fonte Nova), Pernambuco (Arena de Pernambuco), Cuiabá (Arena Pantanal), Distrito Federal (Mané Garrincha) e Manaus (Arena da Amazônia).

A briga para sediar a Copa do Mundo de 2027 será com duas outras fortes candidaturas. Uma delas é a tríplice candidatura formada por Bélgica, Alemanha e Holanda. A outra, tem Estados Unidos e México juntos. Existe ainda uma outra candidatura, da África do Sul, que corre por fora.

As candidaturas têm até o dia 8 de dezembro para envio das propostas e os países receberão as inspeções da Fifa no início do ano que vem. A decisão sobre qual será a sede do próximo Mundial Feminino será dada somente em 17 de maio de 2024, em Congresso anual da Fifa.