O Espírito Santo tem uma equipe de futebol feminino entre as 40 melhores do ranking nacional de clubes. A lista foi atualizada pela CBF e tem 110 times, de todas as regiões do Brasil.
O Vila Nova é o único time capixaba na relação e aparece na 39ª posição. O time foi o representante do Estado na Série A3 do Brasileiro da categoria deste ano.
VEJA TAMBÉM:
> Qual é o melhor time capixaba no ranking nacional de clubes; veja a lista
> VÍDEO | Adriano cai no choro com mensagem do pai feita por IA
> Quais times vão jogar a Libertadores de 2025; veja a lista
VILA NOVA JOGOU A SÉRIE A3 EM 204
O Vila Nova foi o único representante do futebol capixaba na Série A3 do Brasileiro. Neste ano, a equipe de Vila Velha encarou o Vasco na primeira fase, disputada em formato de mata-mata.
No jogo de ida, disputado no Kleber Andrade, em Cariacica, a equipe capixaba perdeu por 3 a 1. O Vasco também venceu a partida de volta, por 5 a 2, em Moça Bonita, e eliminou o time capixaba da disputa.
COMO É FEITO O RANKING
O Ranking Nacional de Clubes de Futebol Feminino é estabelecido a partir de um cálculo sobre o desempenho dos times nos Brasileirões A1, A2 e A3.
O Corinthians é o líder do ranking, com 12.000 pontos. A Ferroviária/SP é a segunda colocada, seguida por São Paulo, Palmeiras e Internacional. Santos, Grêmio, Flamengo, Cruzeiro e Avaí/Kindermann completam o top 10.
QUEM VAI REPRESENTAR O ES NO BRASILEIRO EM 2025
Em 2025, o Espírito Santo terá um novo representante na Série A3 do Brasileiro Feminino. Será o Prosperidade FC, que conquistou o título do Capixabão pela primeira vez em sua história.
A equipe venceu justamente o Vila Nova na final do Capixabão Feminino, com goleada de 5 a 1 no jogo de ida, em Vargem Alta, e empate em 1 a 1 na partida de volta, no Engenheiro Araripe, em Cariacica.
RANKING DE FEDERAÇÕES
A CBF também divulgou o Ranking Nacional das Federações do futebol feminino. Nele, a Federação de Futebol do Espírito Santo (FES) aparece na 23ª posição, com 2.064 pontos, mantendo a colocação do ano anterior.
A FES está à frente de Mato Grosso do Sul, Sergipe, Roraima e Rio Grande do Norte. Quem lidera o ranking é a Federação Paulista. Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Distrito Federal completam o top 5.