Esportes

ES vai sediar rally internacional de velocidade. Veja as cidades que podem receber a prova

Organizadores avaliam a infraestrutura das cidades capixabas que podem receber a prova, que deve movimentar a economia e promover ações sociais

Foto: Edson Castro/ Confederação Brasileira de Automobilismo

O Espírito Santo foi escolhido para sediar uma etapa de rally de velocidade. Algumas cidades capixabas estão em avaliação para receber a competição, prevista para o segundo semestre de 2023.

Entre as cidades em negociação com os organizadores estão Serra, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante e Cachoeiro de Itapemirim. A definição da largada deve sair em cerca de 30 dias.

O presidente da Federação de Automobilismo do Espírito Santo, Robson Duarte, contou que a proposta para a realização de uma das maiores competições da modalidade no Estado surgiu do cônsul da Bélgica.

“A competição está sendo elaborada em conjunto com a Confederação Brasileira. Por enquanto, é uma prova festiva como um protótipo para as próximas, que podem ser incluída no calendário nacional e internacional. Todo o trabalho é feito com antecedência porque a prova de rally de velocidade não é uma prova comum. Não se constrói uma prova de velocidade do dia para a noite. Tem um trabalho de custo, planejamento, trechos, cronometragem e infraestrutura”, explicou. 

LEIA TAMBÉM: Atlético-GO estreia nas quartas da Sul-Americana diante do Nacional de Suárez

As belezas capixabas são um dos pontos que atraíram a atenção dos organizadores para a realização da prova. A competição prevista para 2023 irá passar por pelo menos três cidades capixabas.

O cônsul honorário da Bélgica no Espírito Santo, Jean-François Levitre, destaca que a caravana da competição deve atrair cerca de 100 mil pessoas que irão movimentar a economia local em hotéis e restaurantes, por exemplo.

Além disso, Levitre afirma que a prova em municípios capixabas também deve colaborar para o desenvolvimento de ações sociais.

“Nosso interesse é fazer a germinação das cidades do Espírito Santo que vão participar com cidades belgas. Isso irá possibilitar tanto o desenvolvimento econômico, na importação e exportação de produtos, quanto em ações sociais”, afirmou.

O Estado deve receber competidores da América do Sul e da Europa e a prova pode ser incluída no calendário de competições internacionais. Robson afirma que um observador irá acompanhar a organização e a realização do percurso do rally nos municípios capixabas.

Foto: Gabriel Barros | Folha Vitória

Jean-François Levitre, Etienne Massilon e Robson Duarte

O diretor da Royal Automotivo Clube da Bélgica, autoridade desportiva reconhecida pela Federation Internationale de I’Automobile (FIA), Etienne Massilon, está no Espírito Santo e visita as cidades para avaliar o itinerário e questões de segurança da competição.

“A escolha será de acordo com o regulamento desportivo do campeonato regional de rallys da FIA e aproveito para tomar as medidas necessárias indicadas nas orientações de segurança. Não há dúvidas da competência das cidades em receber as provas, mas é preciso um cuidado técnico, uma experiência na área”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: Ivan Shalders vence a 1ª classe do Circuito Rede Vitória de Tênis

A premiação do rally no Estado ainda está em definição, mas Robson adianta que o campeão deve participar de uma competição na Bélgica com tudo pago.

LEIA TAMBÉM: Espírito Santo sedia competição nacional de basquete sub-19

Prova de rally deve atrair turistas e promover atividades em escolas, com premiação de bolsas na Bélgica

Ao Folha Vitória, o cônsul adianta que uma das propostas em avaliação é a possibilidade de realizar atividades em escolas públicas das cidades que irão sediar o evento.

“Queremos fazer a integração de universidades. Também queremos fazer competições nas escolas públicas das cidades que vão participar. O primeiro colocado irá receber uma bolsa para estudar na Bélgica”.

Todas as propostas ainda estão em discussão e devem ser definidas nos próximos meses. A previsão da Federação de Automobilismo do Espírito Santo é que a prova de rally seja realizada na segunda quinzena de setembro de 2023.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros

Produtor web

Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.

Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.