Esportes

Escadarias do Centro de Vitória se transformam em cenários para prática de Parkour

Durante o percurso, os 'tracers' devem passar pela Escadaria São Diogo, Escadarias da Catedral, Escadarias do Palácio Anchieta e Escadaria do Parque Moscoco

Encontro Brasileiro de Parkour será realizado pela primeira vez em terras capixabas Foto: Claudio Passos

Com 250 praticantes inscritos, o Encontro Brasileiro de Parkour será realizado pela primeira vez em terras capixabas. O evento, que está na 12ª edição, acontecerá nas ruas de Vitória, no próximo sábado (10). Durante o percurso, os “tracers” devem passar pela Escadaria São Diogo, Escadarias da Catedral, Escadarias do Palácio Anchieta e Escadaria do Parque Moscoco.

O parkour chegou no Espírito Santo em 2004 Foto: Claudio Passos

De acordo com um dos organizadores do evento Marcelo Monteiro, o encontro é um momento de confraternização e troca de experiências entre os praticantes, onde o principal objetivo é fortalecer os laços entre os praticantes, mantendo o parkour próximo de sua origem. 

“O parkour em sua essência não é praticado em caráter esportivo ou competitivo. É como a defesa pessoal, onde é praticada e utilizada se necessário. Há um grande espírito de união e companheirismo entre os praticantes e nos esforçamos para manter isso. O encontro brasileiro é o momento que acontece anualmente e nos serve para relembrar isso”, diz.

Marcelo explica que o Parkour surgiu na França, na década de 1980 e ganhou o mundo no início do século 21, principalmente com o lançamento do filme B13. A modalidade esportiva chegou no Espírito Santo em 2004, tendo a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) como principal local de encontro dos primeiros praticantes do estado.

“Parkour (percurso) é a arte de transpor obstáculos de forma eficiente. O Parkour tem suas raízes no treinamento militar francês chamado “parcours du combattant”, utilizado para chegar em locais de difícil acesso. O parkour tomou os centros urbanos e se popularizou entre os jovens de todo o mundo, se tornando uma cultura urbana”, comenta Monteiro. 

Se interessou?

Qualquer pessoa interessada pode participar! Basta se se inscrever e comparecer nos locais. 

Link de inscrição: 
Inscrição
Evento no Facebook 

PROGRAMAÇÃO 12° EBPK

10/12- Sábado – UFES

8h- Credenciamento

9:30h- Abertura

10h- Workshop biomecânica na prática – Duddu (SE)

11:30h- dispersão para o almoço

14h- Centro de Vitória – Movimentação livre:
1° Escadaria São Diogo
2° Escadarias Catedral
3° Escadarias do Palácio Anchieta
4° Escadaria do Moscoso

17:30h- Dispersão para o alojamento

18:30h- Exibições e reflexão sobre o Vídeo “Esprit es-tu là?” – Gabriel (SP)

20h- Encerramento

11/12 – Domingo

8h- Acolhimento (entrada do Ilha Show)

9:30h- Deslocamento para a praia Lost

10h- Workshop Método Natural – JJ (RJ)

11:30h- Dispersão para o almoço

14h- Roda de conversa: a importância da união no Pakrour – Luiz Oliva (PR)

16h- Encerramento / Movimentação Livre