Esportes

Espírito Santo terá Calçada e Galeria da Fama do esporte capixaba

A iniciativa é reconhecer feitos que elevaram o nome do Espírito Santo no Brasil e no mundo através do esporte

Foto: Divulgação

O Governo do Estado anunciou os dez primeiros imortais da Calçada e Galeria da Fama do Esporte do Espírito Santo. O anuncio, que aconteceu no Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, em Bento Ferreira, contou com as presenças de atletas, familiares dos homenageados, dirigentes esportivos, treinadores, autoridades políticas, dentre outras personalidades ligadas ao esporte capixaba.

A iniciativa é reconhecer feitos que elevaram o nome do Espírito Santo no Brasil e no mundo através do esporte. 

Os dez primeiros selecionados foram Geovani Silva, Venicius Ribeiro (Buru), Fábio Luiz Magalhães, Neymara Carvalho, Tayanne Mantovanelli, Frank Brown, Daniel Mendes, Juliétty Tesch, Alison Cerutti e Nilo Etienne Duarte. 

Para o secretário Marcelo Coelho a inciativa é um reconhecimento do Governo do Estado aos feitos que valorizaram o Estado e o povo capixaba, no País e fora dele.

“É uma honra anunciar esses nomes. São referências agora e se tornarão, agora imortalizados, para crianças e jovens que estão sendo atendidos por nossos programas sociais. Exemplos de esportistas, de conduta e que foram os melhores em suas modalidades. Nenhuma indicação política, todos tiveram seus méritos avaliados criteriosamente por uma comissão”, lembrou o secretário.

Emocionado, o ex-atleta, mentor do projeto e integrante da comissão avaliadora, Adalberto Lopes descreveu a sensação de ver a ideia ganhando forma e sendo colocada em prática.

“É um momento histórico. Precisamos de bairrismo, que nossos atletas sejam reconhecidos nas ruas, nas redações de imprensa, em estruturas de governo. É a minha contribuição para valorizarmos o que é nosso. Referências como Geovani Silva, Neymara Carvalho, Fábio Luiz e cada um dos que foram agraciados. A isenção da escolha, o compromisso da comissão e do deputado Nunes, me deixam neste momento emocionado”, ressaltou o capitão, como é conhecido.

A Calçada

Será criada no entorno do Ginásio Poliesportivo Paulo Valiate Pimenta. Ela contará com um quadrado de 40×40, com uma estrela que terá o nome e a modalidade de cada atleta homenageado. As peças já estão em confecção e serão aplicadas no espaço nos próximos dias.

A inauguração da Calçada da Fama acontecerá no dia 19 de fevereiro de 2019, Dia do Desportista. O projeto estabelece ainda uma galeria com pertences usados por cada imortal durante sua carreira. O local para abrigar os itens ainda está sendo analisado pela Sesport.

Foto: Reprodução / Instagram

Os selecionados

Geovani Silva – Futebol
Currículo: Medalha de Prata nos Jogos Olímpicos de Seul (1988), Campeão da Copa do Mundo Sub-20 (1983);

Venicius Ribeiro (Buru) – Futebol de areia
Currículo: Melhor jogador do mundo em 2007 e cinco vezes campeão da Copa do Mundo (200, 2004, 2006, 2007 e 2009)

Fábio Luiz Magalhães – Vôlei de Praia
Currículo: Medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim (2008), campeão mundial em 2005

Neymara Carvalho – Bodyboarding
Currículo: Pentacampeã mundial de bodyboarding (2003, 2004, 2007, 2008 e 2009)

Tayanne Mantovanelli – Ginástica Rítmica
Currículo: Três medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio (2007), medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo (2003).

Frank Brown – Voo Livre
Currículo: Doze vezes campeão brasileiro e quatro vezes recordista mundial de voo à distância (2007,2012² e 2015)

Daniel Mendes – Paratletismo
Currículo: Medalha de ouro no revezamento 4×100 rasos nos Jogos Paralímpicos do Rio (2016), prata nos 200m rasos nos Jogos Paralímpicos de Londres (2012), bronze nos 200m rasos nos Jogos Paralímpicos do Rio (2016)

Juliétty Tesch – Vela
Currículo: Hexacampeã Brasileira de vela, classe Laser. Árbitra da final olímpica nos Jogos Olímpicos do Rio (2016).

Alison Cerutti – Vôlei de Praia
Currículo: Medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio (2016), quatro vezes eleito Rei da Praia.

Nilo Etienne Duarte – in memorian
Currículo: Trouxe o futsal para o ES em 1984 e foi maior incentivador da modalidade no Estado.