Esportes

Esporte e solidariedade: sábado é dia de lazer no Asilo dos Idosos

O dia será repleto de atividades esportivas e lazer com os 76 idosos do local, como alongamento, dinâmicas de interação, danças e jogos de mesa (dama, xadrez, dominó e baralho)

O Asilo dos Idosos fica na rua Anselmo Serrate, nº 250, na Ilha de Monte Belo Foto: Marcos Salles

A pacata vida dos idosos de um asilo da Grande Vitória vai ter fim! Isso porque no próximo sábado, das 8 às 11 horas ocorrerá uma manhã especial no Asilo dos Idosos, localizado na Ilha de Monte Belo, próximo à Faculdade Faesa. A equipe de recreação da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp) vai realizar atividades esportivas e de lazer com os 76 idosos do local, como alongamento, dinâmicas de interação, danças e jogos de mesa (dama, xadrez, dominó e baralho).

É a primeira ação desse tipo promovida pela Semesp. “Estamos levando esporte, atividade física e lazer para todos da nossa cidade. É a nossa forma de cuidar das pessoas”, revela o secretário municipal de Esportes e Lazer, Wallace Valente, que antecipou que a proposta é estender o projeto para outros asilos e também orfanatos.

Ana Célia Fim, uma das coordenadoras do projeto, contou que essa era uma ideia antiga. “A ideia surgiu de uma conversa com o secretário, que havia feito uma visita ao espaço dias antes e sabia da minha proposta de ajudar as pessoas através do meu trabalho. Depois, eu fui até lá e percebi realmente a necessidade de levar umas atividades recreativas para movimentar o dia daqueles idosos, que não possuem muitos estímulos físicos, e também para alegrá-los um pouco. Reunimos alguns dos professores e criamos essa manhã de recreação e interação. A expectativa é de que eles se divirtam e que possamos dar continuidade a esse projeto”, diz.

O Asilo dos Idosos fica na rua Anselmo Serrate, nº 250, na Ilha de Monte Belo.

Terceira idade

Vitória cada vez mais tem conquistado o status de cidade ativa e saudável. Com a ocupação dos espaços públicos, atividades gratuitas e a criação dos Jogos Municipais da Pessoa Idosa, a capital registrou aumento no número de praticantes de atividades físicas na terceira idade. Desde 2013, o número de Academias Populares da Pessoa Idosa (APPI´s) aumentou de 20 para 46.