Com a proximidade da Copa do Mundo no país e a expectativa de receber milhares de turistas, a segurança vai ser reforçada na Grande Vitória a partir desta quarta-feira (28), data da chegada da delegação da Austrália no Estado. Sem revelar números, o secretário de Estado de Segurança Pública, André Garcia, disse que o Espírito Santo “está preparado para garantir a segurança dos turistas e das delegações”.
“O Espírito Santo se preparou muito bem com uma série de investimentos. Adquirimos viaturas, novos equipamentos de segurança, além dos trajes antitumulto”, diz o secretário.
Segundo Garcia, um plano integrado de segurança, elaborado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesp), integrou as polícias federal e militar, bombeiros, Infraero, Marinha e Exército. “É um protocolo nacional usado para grandes eventos”, completa.
Além disso, haverá um aumento no efetivo. Sem revelar números, a Sesp vai colocar nas ruas policiais militares que estão de folga e ainda os que nem se formaram na academia militar.
Ainda de acordo com o secretário não está previsto a vinda da Força Nacional para o Espírito Santo. Além de todos os aparatos, um caminhão blindado, capaz de chegar a quase qualquer lugar, também estará disponível para a polícia, em até 15 dias.
Saiba as exigências, os cardápios e as curiosidades das Seleções de Austrália e Camarões
Trânsito
Também haverá um aumento no efetivo de policiais rodoviários. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), mais policiais vão realizar o patrulhamento, mas não foi revelada locais e número do aumento de efetivo.
Homens do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar vão orientar motoristas para possíveis retenções durante o percurso e treinamento das delegações na Grande Vitória.
Escolta das delegações
Duas delegações virão ao Espírito Santo. A seleção da Austrália chega em solo capixaba na próxima quarta-feira (28). Já a equipe de Camarões chega ao Espírito Santo no dia 8 de junho. Todo o translado entre o aeroporto até os hotéis em que ficarão as seleções, além do percurso do hotel para os estádios em que serão realizados os treinos serão feitos com escolta. Os policiais chegaram a fazer um treinamento da ação.
Para garantir a segurança dos jogadores, uma escolta formada por policiais militares e federais, além de seguranças particulares das próprias delegações será feita. “Não podemos revelar o número de policiais envolvidos na escolta, porém vamos seguir o protocolo nacional de grandes eventos”, diz o comandante do Batalhão de Transito da Polícia Militar (BPTran), Marcelo Rangel.
Protesto
Um protesto contra a realização da Copa do Mundo deve acontecer no mesmo horário da chegada da delegação australiana a Vitória, por volta das 22 horas. Na internet, a manifestação tem início marcado para as 17 horas.
De acordo com o secretário de Segurança André Garcia, os novos aparatos, além dos policiais “extras”, podem ser chamados para conter o protesto. “Nós estamos preparados para conter manifestações e, se a autoridade policial achar necessário, poderão ser usados os trajes antitumulto”, declara.
Todas as notícias da Copa do Mundo, no blog Torcida Verde e Amarelo!
“Robocop” à disposição
Seiscentos trajes antitumulto adquiridos pelo governo do Estado e recebidos pela Polícia Militar e pelo Batalhão de Missões Especiais (BME) poderão ser usados, se necessário, em manifestações durante o Mundial. O custo de cada traje é de R$ 1.450.
“Os trajes serão usados somente em manifestações que evoluam para uma situação de emergência para proteger a integridade física do policial”, disse subtenente Antony, do BME, em entrevista para o jornal online Folha Vitória em abril deste ano.