Esportes

Prefeito do Rio garante terreno para construção do estádio do Flamengo

Prefeito do Rio, Eduardo Paes, publica vídeo neste domingo garantindo o terreno para a construção do estádio do Flamengo

Foto: Reprodução / Divulgação

O sonho do Flamengo de ter o seu estádio próprio vai virar realidade. Na manhã deste domingo (23), o prefeito do Rio, Eduardo Paes, publicou um vídeo anunciando a desapropriação do terreno onde será construído o estádio do Flamengo.

A medida será publicada no Diário Oficial nesta segunda-feira (24).

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Entre no nosso canal do Telegram!

“Estamos publicando amanhã no Diário Oficial a desapropriação por leilão em hasta pública do novo estádio do Flamengo, ali no terreno do Gasômetro. É o início de um projeto, o início de um sonho, e Flamengo, Vasco, Fluminense e o Botafogo, especialmente os quatro grandes clubes cariocas, têm uma importância enorme para a economia do Rio de Janeiro. Infelizmente, o Flamengo tem mais torcedor”, brincou Paes, que é vascaíno.

“É importante para a revitalização daquela região. O Flamengo não vai fazer só um estádio, ali vai ser um lugar de entretenimento, com centro de convenções. Vamos ter um caminho ainda a percorrer, mas estamos trabalhando junto à direção do Flamengo para que a gente possa realizar este sonho da nação rubro-negra”, completou o prefeito do Rio.

IMPASSE COM A CAIXA

A construção do estádio no terreno do Gasômetro tinha um impasse financeiro entre o clube e a Caixa Econômica Federal, dona do terreno. O Flamengo topava pagar até R$ 250 milhões na compra do terreno, mas a Caixa desejava uma venda por um preço maior, perto dos R$ 400 milhões.

A desapropriação de terreno privado por parte do Poder Executivo está prevista na Constituição. Há uma série de requisitos legais para tal, mas resumidamente a medida é possível desde que haja interesse público e pagamento de indenização prévia, justa e em dinheiro. E a prefeitura já havia desapropriado uma parte desse próprio terreno que pertence a um fundo de investimento gerido pela Caixa.

CLUBE COMEMORA DECISÃO

Logo após a publicação do vídeo pelo prefeito do Rio, o Flamengo também usou as redes sociais para comemorar a decisão.

“A decisão do prefeito Eduardo Paes reconhece o interesse público envolvido e propicia um passo importantíssimo na realização do projeto para erguer o estádio próprio do Flamengo, sonho de toda a Nação Rubro-Negra”, escreveu o clube, em nota publicada na manhã deste domingo.

VEJA A NOTA DO FLAMENGO NA ÍNTEGRA

“O Clube de Regatas do Flamengo parabeniza a decisão da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro em desapropriar o terreno do Gasômetro, na região portuária.

A decisão do prefeito Eduardo Paes reconhece o interesse público envolvido e propicia um passo importantíssimo na realização do projeto para erguer o estádio próprio do Flamengo, sonho de toda a Nação Rubro-Negra.

A diretoria do Flamengo tem plena consciência da importância desta obra tanto para o nosso clube como também para a revitalização de uma das mais tradicionais áreas de nossa cidade.

Nosso projeto prevê um enorme investimento financeiro no local, capaz de ajudar na transformação de toda a região do entorno do novo estádio, valorizando em muito a área e entregando para a nossa cidade um novo e moderno espaço, tanto de entretenimento quanto comercial.

Ganharão a cidade e todos os cariocas. Ganharão o Flamengo e toda a Nação Rubro-Negra.

Fica o nosso registro dos mais sinceros agradecimentos ao prefeito Eduardo Paes e ao Deputado Federal Pedro Paulo pela sensibilidade que ambos sempre tiveram a respeito deste tema e pela visão empreendedora e positiva em relação ao desenvolvimento econômico e social da cidade do Rio de Janeiro.”