Estadual de Futsal Feminino começa neste domingo, com equipes sonhando alto

O Estadual Feminino de Futsal começa oficialmente neste domingo, dia 16, a partir das 10h, com a participação de sete equipes de todo Espírito Santo. As equipes estão divididas em duas chaves.

Pela chave Metropolitana competem: Arsenal (Viana), União da Serra (Serra), União Jucu (Viana) e Futsal Davi (Aracruz). E pela chave Norte, Colatina Futsal (Colatina), SK Boa Esperança (Boa Esperança) e São Gabriel da Palha (São Gabriel da Palha).

Na fase classificatória todas as equipes se enfrentam dentro da chave, classificando duas para a semifinal, que será disputada em apenas um jogo. Na final está definido um jogo com mando para cada equipe finalista.

Dentre as participantes, algumas equipes já experientes na competição e outras estreantes, como é o caso do União Jucu, de Viana, que vem para a sua primeira disputa dentro do Estado e estreia contra o União Futsal, da Serra, neste domingo, 16, às 10 horas, no ginásio da APCEF, na casa do adversário.

Kelvin Ferreira, gestor da equipe, avalia que este é o pontapé inicial para voos maiores já a partir de 2022. “Nós estivemos na Taça Brasil em 2021, em parceria com uma outra equipe para a disputa nacional e queremos repetir a dose. Não só pelo ambiente esportivo organizado, mas pelo que isto pode render de frutos para o nosso Estado e para o próprio clube ”, avalia o gestor.

Em quadra a equipe vai contar com nomes que disputaram as principais competições esportivas nacionais e estaduais em 2021, como Larissa, Gabi, Paloma, Samara, Beatriz e Naná, entre outras que também estiveram envolvidas nas disputas da Copa do Brasil e da Taça Brasil no ano passado.

No comando da equipe estará o professor Carlos Henrique e na coordenação técnica da equipe o professor Jeânio Pelissari. Para Carlos Henrique a ideia é somar forças para poder ter um projeto sólido para os próximos 10 anos.

“Nossa intenção é disputar as principais competições nacionais, como fez o Álvares Cabral entre 2007 e 2009, na Liga Nacional de Futsal masculino. Naquele período, mesmo não disputando as finais, o projeto do Álvares rendia entretenimento de qualidade e era referência para muitos profissionais e atletas do nosso Estado. Porque as pessoas vinham para o ginásio, fosse para torcer para o Álvares, fosse para ver um jogo de alto nível e os craques do futsal nacional de outras equipes jogando por aqui. Por isso a disputa Estadual esse ano é tão importante, para iniciarmos o projeto com o pé direito já em nossa região”, disse o treinador.

O União Jucu estreia no próximo domingo, fora de casa, às 10 horas, no ginásio da APCEF, na Serra, contra o União Futsal.

União Jucu
Goleiras: Fabíola e AlineFixas: Byannca, Talita e Larissa
Alas: Gabi, Beatriz, Samara, Ana Maria e Paloma
Pivôs: Naná e Adria

Confira a tabela:
1ª FASE – CLASSIFICATÓRIA TURNO
1 ª RODADA
16/01 – 10h – SÃO GABRIEL DA PALHA X COLATINA FUTSAL (MUNICIPAL SÃO GABRIEL DA PALHA)

2 ª RODADA
22/01 – 14h – COLATINA FUTSAL X SK BOA ESPERANÇA (MUNICIPAL COLATINA)

3 ª RODADA
23/01 – 15h – SK BOA ESPERANÇA X SÃO GABRIEL DA PALHA (MUNICIPAL BOA ESPERANÇA)

CHAVE METROPOLITANA
1 ª RODADA
16/01 – 10h – ARSENAL X FUTSAL DAVID (VILA BETHANIA- VIANA)
16/01 – 10h – UNIÃO FUTSAL X UNIÃO JUCU (APCEF – SERRA)

2 ª RODADA
19/01 – 20:15h – UNIÃO JUCU X ARSENAL (SESPORT – VITORIA)
22/01 – 14h – FUTSAL DAVID X UNIÃO FUTSAL  (ARCA – ARACRUZ)

3 ª RODADA
23/01 – 10h – UNIÃO JUCU X FUTSAL DAVID (SESPORT – VITORIA)
23/01 –  10h – UNIÃO FUTSAL X ARSENAL (APCEF – SERRA)

SEMIFINAIS
29/01 – 10h – 1º CHAVE NORTE X 2º CHAVE METROPOLITANA (horário e local a definir)
29/01 – 10h – 1º CHAVE METROPOLITANA X 2º CHAVE NORTE (horário e local a definir)

FINAIS
JOGO 1: 05/02 – VENCEDOR DA 1ª SEMIFINAL x VENCEDOR DA 2ª SEMIFINAL (horário e local a definir)
JOGO 2: 12/02 – VENCEDOR DA 1ª SEMIFINAL x VENCEDOR DA 2ª SEMIFINAL (horário e local a definir)

Créditos de Imagem: Alef Jordan/União Jucu

Lívia Albernaz
Jornalista esportiva, 'Louca por Esportes', atualmente trabalha em assessoria de comunicação na área esportiva e colabora em outros veículos e meios esportivos.