Esportes

Estêvão é o artilheiro mais jovem da história do Brasileirão

Após garantir a vitória por 1 a 0 do Palmeiras sobre o Grêmio na noite de sexta-feira (8), Estêvão assumiu também a artilharia isolada do Brasileirão, com 12 gols

Foto: Cesar Greco/Palmeiras
O atacante Estêvão, de 17 anos, comemora o gol da vitória do Palmeiras sobre o Grêmio

Após garantir a vitória por 1 a 0 do Palmeiras sobre o Grêmio na noite de sexta-feira  (8), mantendo vivo o sonho do título brasileiro, Estêvão assumiu também a artilharia isolada do Brasileirão, com 12 gols.

Até o início da 33ª rodada, o atacante do Palmeiras dividia a artilharia com Pedro, do Flamengo. Agora, o jogador alviverde é o artilheiro isolado.

LEIA TAMBÉM:

> Vem ou não vem? O que se sabe sobre Guardiola na Seleção Brasileira

> Ancelotti está arrependido por recusar a Seleção Brasileira?

> A hora do troco: Gabigol está sendo cruel com o Flamengo

ARTILHEIRO MAIS JOVEM

Estêvão tem apenas 17 anos e, assim, passa a ser também o artilheiro mais jovem da história do Brasileirão. 

O recorde pertence a Fernando Ferretti, artilheiro da Taça Brasil de 1968, que tinha 19 anos quando fez sete gols em seis jogos pelo Botafogo. Outros nomes mais famosos foram artilheiros aos 20 anos, como Roberto Dinamite (1974), Reinaldo (1977) e Túlio Maravilha (1989).

O Rei do Futebol, Pelé, foi artilheiro do Brasileirão pela primeira vez em 1961, quando tinha 21 anos.

Estêvão ainda precisa confirmar o posto de artilheiro do Brasileirão de 2024. Sem a concorrência de Pedro, lesionado, as maiores ameaças ao jovem palmeirense são o atacante Hulk, do Atlético-MG, que tem 10 gols, e Vegetti, do Vasco, que tem nove.

PRÓXIMO PASSO: SELEÇÃO BRASILEIRA

Estêvão se prepara para defender a Seleção Brasileira, após ser convocado por Dorival Júnior para disputar as partidas contra Venezuela e Uruguai pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, nos dias 14 e 19 deste mês.

“Só tenho a agradecer a Deus por esse momento. Se não fosse ele não teria capacidade de estar aqui, tenho dado o melhor nos treinos, no jogo, tenho sido recompensado com gol ajudando a equipe, a Seleção Brasileira”, comemorou Estêvão.

O atacante tem 20 participações diretas em gols do Palmeiras nas 27 partidas em que esteve em campo pelo Brasileirão. Além dos 12 gols, contribuiu com oito assistências, quesito do qual também é o líder no campeonato nacional. Na temporada, soma 14 gols e 9 assistências em 41 aparições.