A quarta etapa do Campeonato Estadual de Canoa Havaiana acontece neste sábado (14), a partir das 8h30, na Ilha das Caieiras, na nova orla de São Pedro, em Vitória. A competição vai definir os campeões estaduais das categorias individuais, duplas e trio.
Com provas de 7 e 14 quilômetros, os competidores encaram um desafio diferente: em vez de remar no mar, onde estão acostumados, as disputas ocorrerão nas águas densas do manguezal capixaba.
VEJA TAMBÉM:
> Tem decisão nas ondas da Ponta da Fruta no fim de semana
> Campeã mundial Maíra Viana vai buscar o título do Pan-Americano
> Escola de Vitória se destaca com 14 equipes inscritas nos Jogos Estudantis
FAVORITA AO TÍTULO
As expectativas para a etapa é de alto nível. Afinal, o evento terá alguns dos competidores que estiveram no Mundial da modalidade, no final de agosto, no Havaí. Entre eles, a favorita ao título estadual na classe V1 open, Thassia Marques.
Considerada uma das melhores do País, a capixaba foi medalhista no Mundial, com o bronze na classe V12 open, junto com a também capixaba Gabi Ferreira.
Thassia venceu a primeira etapa do Estadual, que teve as provas individuais, e é a favorita ao título neste sábado. Ela também disputa o título na V3 open mista, prova na qual venceu a primeira etapa junto com Fernando Bolsanello e Letícia Louzada Polonini.
NOVOS DESAFIOS E INCLUSÃO SOCIAL
Outro representante do Estado no Mundial do Havaí, Rafael Bonicen tem presença confirmada na etapa decisiva do Estadual neste sábado. Ele comemora o fato de a competição ser realizada na orla de São Pedro, o que gera novos desafios aos competidores e também abre portas para a inclusão social pelo esporte.
“Ter provas em locais fora do triângulo Curva sa Jurema/Vila Velha/Guarapari tira os competidores da zona de conforto e acaba sendo um desafio maior para quem está na água, pois os atletas acabam se deparando com situações com as quais não estão acostumados. E fazer a penúltima etapa do Estadual na orla de São Pedro não só amplia o esporte para comunidades que não tinham acesso à canoa, como também fomenta a economia local com a circulação maior de pessoas no dia das provas. É um grande passo na inclusão social do esporte, além de possibilitar o contato com a cultura polinésia por meio da canoa havaiana”, avalia Bonicen.
O capixaba foi finalista com uma das equipes brasileiras no Mundial. E voltou para casa com mais experiência.
“O Mundial foi bem difícil, pois contou com a participação dos países da Polinésia Francesa, o que não tinha acontecido no Mundial anterior. Rapa Nui, Taiti, Samoa, Havaí e Nova Zelândia são muito fortes na canoagem. O nível foi mais alto e foi uma experiência sensacional pra todos que estiveram lá”, contou Bonicen
No Estadual, ele venceu a primeira etapa na classe V2R master 40+, junto com Ulisses Calenti, que também foi ao Mundial do Havaí.
SERVIÇO
4ª ETAPA DO ESTADUAL DE CANOA HAVAIANA
Quando: sábado (14)
Local: Ilha das Caieiras, na orla de São Pedro
Início das provas: 8h30
Categorias: V1, V1R, V2R, V3, V12
Premiações: 12h30 (1ª e 2ª largadas) e 16h30 (3ª e 4ª largadas)