Esportes

Evento reúne amantes de bicicletas BMX neste fim de semana em Vitória

Os participantes percorrerão um trajeto com inicio no Parque do Tancredão e término na Orla de Camburi

A terceira edição do Street In Vitória acontece neste domingo (20), no Parque do Tancredão, em Vitória. O evento reúne os amantes das bicicletas BMX, os “bmxers” (como gostam de ser chamados).

Eles sairão do Tancredão às 9 horas e percorrerão um trajeto passando pelo Centro de Vitória, Beira-Mar, Praça do Papa, Praça dos Namorados e terminando o circuito na pista de skate da Praia de Camburi.

Segundo um dos organizadores do evento, Neto Farage, o objetivo do evento é chamar a atenção dos governantes para o esporte. “O intuito é conseguir atenção dos governantes para que possam valorizar o esporte e ter mais investimentos na área”

Os participantes terão o benefício de usar a faixa exclusiva para ciclistas, que funciona aos domingos, para garantir a segurança do evento.

Modalidades

O BMX se divide em duas modalidades, o BMX Racing (corrida) e o BMX Freestyle (Manobras).

O Freestyle (estilo livre) também é dividido em modalidades, sendo diferenciadas pelo local e a forma como são executadas as manobras.

Dirt Jumping

É praticado em rampas de terra, com alturas e distâncias variadas, podem ser rampas únicas, doubles, ou sequencias chamadas de trails. As manobras são uma mistura das manobras vistas no vert com os grandes saltos do bicicross.

Vert

É praticado em uma rampas com formato de “U”, denominada Half-Pipe, com manobras nas bordas e nos chamados aéreos (vôos para fora da rampa) onde os atletas buscam executar manobras de alto grau de dificuldade o mais alto possível no dois lados da rampa. É uma modalidade com um belo visual para espectadores.

Street

É praticado nas ruas, os obstáculos são tudo o que possa ser encontrado, desde escadas, corrimãos, paredes, bancos, monumentos e etc. As manobras combinam o Dirt, o Vert e o Flatland são executadas ao se transpor algum obstaculo, e o que vale é a criatividade em cada obstáculo encontrado pelas ruas.

Park

É praticado em percursos fechados (skateparks ou bikeparks) onde se encontram obstáculos que, inicialmente, procuravam simular os obstáculos das ruas, mas atualmente já possui um desenho próprio, com rampas para aéreos e para saltos, bancadas, muros e paredes, e possui ainda hoje algumas poucas simulações de obstáculos encontrados nas ruas, como escadas e corrimãos.

Flatland

É praticado em áreas planas e sem obstáculos, as manobras são um desafio de equilíbrio, criatividade e agilidade que podem ser estáticas (usando travões) ou com muito movimento (sem os travões). Os atletas ou artistas buscam executar varias combinações e variações seguidamente sem interrupção do movimento entre uma manobra e outra.