Esportes

Ex-jogador Pedrinho é eleito o novo presidente do Vasco

Campeão da Libertadores de 98 como jogador, Pedrinho, 46 anos, volta ao Vasco, agora com presidente do clube

Foto: Divulgação

Ex-jogador e ex-comentarista dos canais Globo, Pedrinho foi eleito presidente do Vasco na noite deste sábado (11). O ex-meia de 46 anos superou o advogado Leven Siano por 2.873 a 1.720 votos e vai comandar o clube entre 2024 e 2026, substituindo Jorge Salgado, atual presidente.

>> Quer receber nossas notícias de Esportes 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

“Quero agradecer ao Leven. A disputa foi justa e leal. Ele é muito competente, merece todo o respeito. Tudo que eu falei durante a campanha continua. Uma das minhas intenções é fazer o Vasco diferente do que vimos nos últimos anos. O objetivo e o ideal é o Vasco vencedor e campeão. É isso que vamos buscar daqui para frente”, afirmou Pedrinho, novo presidente do Vasco.

Pedrinho tem longa história no Vasco, seu time do coração. Ele entrou no clube com apenas seis anos de idade. Jogou na equipe do futsal e, depois, se tornou profissional do futebol. Foi pelo time que obteve suas maiores conquistas na carreira de jogador. Foi campeão da Libertadores em 1998, duas vezes campeão brasileiro, em 1997 e 2000. E também somou conquistas de nível estadual.

“Muita história, muitas coisas passaram na minha cabeça naqueles momentos de espera da decisão. Tirando a questão de projetos, aqui a gente está falando de outras coisas, essas coisas são mais para frente. Minha relação com Vasco é uma relação muito afetiva mesmo de um desejo de mudança do que é o Vasco hoje”, lembrou o agora presidente.

Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br
Pedrinho deixou os gramados em 2013

Pedrinho deixou os gramados em 2013 e chegou a tentar carreira de técnico, sem sucesso. Entre 2019 e 2023, se destacou como comentarista do Grupo Globo. Deixou as funções neste ano para se candidatar à presidente do Vasco.

O ídolo volta ao clube com o apoio de outras figuras importantes na história cruzmaltina, como os ex-jogadores Felipe e Edmundo, que vão atuar na gestão de Pedrinho. Entretanto, o grupo não deve ter poder de decisão direta em relação ao departamento de futebol, que está entregue à SAF comandada pela 777.

A partir do ano que vem, botar os projetos pra andar. Quando sair daqui, comemorar um pouco, mas estamos focados no que é o Vasco no Campeonato Brasileiro. Amanhã, estamos em São Januário torcendo porque isso que é o mais importante. O objetivo principal é o que está acontecendo no campo, porque queremos que o Vasco ganhe e comece a se distanciar dessa zona desconfortável.

Portas abertas para a Crefisa em São Januário

Patrocinadora master do Palmeiras, a Crefisa demonstrou interesse em uma parceria com Vasco. Nesta semana, José Roberto Lamacchia, proprietário da marca e marido de Leila Pereira, afirmou, em vídeo publicado nas suas redes sociais, que tinha interesse em adquirir os naming rights do estádio de São Januário, caso o ex-jogador Pedrinho fosse eleito presidente do clube neste ano. Pedrinho deixou sua função de comentarista da Globo para participar da eleição do clube de São Januário. Os valores não foram divulgados.

Confusão no pleito

O pleito foi marcado por confusões na sede social do Vasco ao longo do dia. A votação também aconteceu de forma online, com os sócios podendo votar por meio de um link. Esse foi um dos primeiros tópicos de discussão do dia. A chapa “Sempre Vasco”, de Pedrinho, contestou que só o e-mail foi enviado, e não o SMS, que também deveria ser disparado aos sócios. Isso atrasou o início da votação.

Do outro lado, a chapa “Somamos”, de Siano, pediu impugnação da mesa diretora da Assembleia Geral, alegando conflito de interesses por ter membros que seriam candidatos a conselheiros na chapa adversária. Em seguida, a votação de fato começou. O pedido foi, depois, indeferido.