Esportes

Família Fryga: a história que começa na Ucrânia e se fortalece no Circuito Rede Vitória ES Open de Tênis

A mãe é ucraniana, o pai capixaba e os filhos portugueses. A família se une em busca de um só objetivo: Levantar o troféu do Circuito

Família Fryga: a história que começa na Ucrânia e se fortalece no Circuito Rede Vitória ES Open de Tênis
Foto: Abner Dutra

Rafael, Daniel e Katarina formam mais uma bela história que só o Circuito Rede Vitória ES Open de Tênis pode contar. Uma família, na qual a mãe é ucraniana, o pai capixaba e os filhos portugueses se unem em um só objetivo: Levantar o troféu do Circuito.

Tudo começou quando Katarina Fryga se mudou para Portugal. Na terra do bacalhau e o do pastelzinho de belém, Katarina conheceu o esposo e formaram a família deles. Primeiro veio Daniel, o filho mais velho de 14 anos e depois Rafael, de 11.

A prática do tênis começou ainda em terras portuguesas, mais precisamente na Ilha da Madeira. Sim, na terrinha de Cristiano Ronaldo que apesar de toda a popularidade com o futebol, não conseguiu influenciar os irmãos.

“Começamos a jogar tênis lá na Ilha da Madeira ainda. No começo era por lazer, diversão, começamos a bater bola. Depois a coisa começou a ficar séria.” Comentou Katarina, professora de tênis do Clube de Natação e Regatas Álvares Cabral.

Já os meninos quando perguntados sobre como é ter a família toda envolvida no mesmo esporte, cada um fez questão de destacar qual o ponto mais importante para eles. “A família toda jogar tênis, isso é muito bom. Minha mãe me dá aula aqui no Álvares. Às vezes eu e meu irmão vamos até a Praça do Cauê bater bola.” Frisou Daniel Fryga.

“A sensação de ter a família toda jogando é muito boa. Já joguei contra meu irmão em um torneio de duplas, fiquei com um pouquinho de dó de ganhar dele. Mas depois eu pedi desculpas.” Contou Daniel Fryga, fazendo questão de mostrar que os sentimentos pelo jogo ficam dentro da quadra.

Quando perguntada como fica o coração de mãe ao ver os dois filhos se enfrentando, Katarina é enfática: “É difícil”.

“Ver os dois se enfrentando é torcer metade pra cada. Tento apoiar os dois e mostrar que adversários, eles só são dentro da quadra.”

Rafael Fryga está atrás do título da Quarta Classe do Circuito Rede Vitória ES Open de Tênis. Já Daniel Fryga, luta para conquista o troféu da Terceira Classe do Circuito. Apesar de disputarem classes diferentes, os irmãos compartilham de um mesmo sonho: Ser jogador profissional.

Tabela

Para saber o chaveamento e o resultado de todas as partidas, basta acessar o site da Federação Espírito-Santense de Tênis.

Circuito

O “Circuito Rede Vitória ES Open de Tênis” vale pontuação para o ranking capixaba e faz parte do circuito oficial da Federação Espírito-Santense. Haverá premiação de R$ 3 mil para o campeão da 1ª classe Masculina. As demais categorias serão premiadas com troféus e medalhas.

O “Circuito Rede Vitória ES Open de Tênis” terá cobertura da Rede Vitória através dos programas jornalísticos da TV Vitória/ Record TV, transmissão da final no jornal online Folha Vitória e divulgação do torneio na rádio Jovem Pan Vitória.

*Com informações do repórter Abner Dutra