Esportes

Federação de Futebol emite nota sobre caso de racismo no Sub-20

Federação de Futebol do Espírito Santo divulgou nota oficial em solidariedade ao árbitro Wendel Cabral, que foi chamado de "macaco" em jogo do Capixabão Sub-20

A vitória do Porto Vitória por 4 a 0 sobre o Sport/ES ficou marcada pela paralisação da partida por cerca de 45 minutos devido a insultas racistas de um torcedor direcionadas ao árbitro Wendel Cabral.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Após xingar o árbitro de “macaco”, o torcedor deixou o estádio Pedro Marianelli, no bairro Novo Horizonte, na Serra, antes da chegada da Polícia Militar. Cerca de 45 minutos após o incidente, o jogo recomeçou.

A partida aconteceu na tarde desta sexta-feira (22) e foi válida pela terceira rodada do Capixabão Sub-20.

À noite, a Federação de Futebol (FES) se manifestou sobre o assunto, em solidariedade ao árbitro, e cobrou punição ao agressor. “Expressamos nossa solidariedade ao Árbitro Wendel Loureiro Cabral, e reiteramos nosso compromisso com o respeito a todos os amantes do futebol. Que um fato como esse nunca mais se repita em qualquer lugar que seja”, disse a FES, em nota oficial.

Leia a nota na íntegra:

“A Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) através da Comissão Estadual de Arbitragem vem a público manifestar, veementemente, seus repúdios à injúria preconceituosa sofrida pelo árbitro Wendel Loureiro Cabral, durante a partida entre Porto Vitória F.C. e Sport Clube Brasil Capixaba, no Campeonato Estadual Sub-20 , ocorrido no Estádio Pedro Maria Nelli, na tarde dessa sexta-feira (22).

É inaceitável que um profissional em seu ambiente de trabalho seja alvo de violência por exercer suas funções.

A FES e a Comissão de Arbitragem ressaltam a importância da colaboração por parte de todos os seus afiliados, para que sejam adotadas medidas efetivas afim de prevenir e coibir um episódio tão repugnante contra um membro da equipe de Arbitragem ou qualquer pessoa que seja.

Repudiamos, ainda, qualquer forma de agressão, com a certeza que as autoridades responsáveis tomarão as devidas providências no sentido de punir o agressor de acordo com a lei.

Expressamos nossa solidariedade ao Árbitro Wendel Loureiro Cabral, e reiteramos nosso compromisso com o respeito a todos os amantes do futebol. Que um fato como esse nunca mais se repita em qualquer lugar que seja.”