Carolina Sardinha, no feminino, e Felipe Annunciato, no masculino, venceram a segunda etapa do Campeonato Estadual de Triathlon disputada na manhã o último domingo (12), na Praia de Camburi, em Vitória, por 240 atletas, somando todas as categorias. Como venceram também a primeira etapa, realizada em Setiba, Guarapari, os dois ficaram bem próximos do título de 2016, já que restam somente mais duas etapas na competição.
Carolina, atual campeã capixaba, completou o percurso, que teve 750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida, em 1.10:13. Em segundo lugar no feminino ficou Bruna Cangini com 1.11:06 e em terceiro a Hellen Fante com 1.16:00. Annunciato registrou o tempo de 1.03:59, em segundo lugar ficou, no masculino, Filipe Medeiros, revelação capixaba, com 1.04:08 e em terceiro Rômulo Santos com 1.05:19. O mar agitado e a baixa temperatura tornaram a natação a etapa mais desafiadora do dia.
Masculino
Filipe Medeiros saiu em primeiro, mas logo em seguida veio Felipe Annunciato. Os dois pedalaram juntos no ciclismo, abriram larga vantagem para o segundo pelotão e partiram livres para a etapa decisiva de corrida. Nesta etapa, Annunciato forçou o ritmo e conseguiu seguir livre para a vitória, com margem confortável de diferença. Como venceu também a primeira etapa, o atleta ficou bem perto do título da temporada de 2016, seu principal projeto em curto prazo.
Felipe, 25 anos, é de Sorocaba (SP) onde atuou como triatleta. Foi técnico de natação do Pinheiros (SP). Veio para o Estado contratado para atuar no Projeto de Alto Rendimento da Secretaria de Esportes e Lazer do Espírito Santo. Apaixonou-se pelo Espírito Santo, onde casou e será pai em outubro próximo. Há dois anos é atleta federado da FECATri. E brevemente competirá na elite.
”Senti que fiz corretamente o dever de casa. Treinei com qualidade e na prova me comportei muito bem. Tracei algumas etapas em minha carreira. E na primeira, a meta é ser campeão estadual”, disse.
Feminino
Carolina Sardinha, uma das melhores duatletas (ciclismo e corrida) do país, teve dificuldades na etapa de natação, saindo da água no segundo grupo, em quinto lugar, mas imprimiu ritmo fortíssimo no ciclismo, se aproximando bastante de Bruna Cangini, que dominou amplamente a etapa, mesmo tendo sido a terceira a sair da água.
Na corrida, Carolina assumiu a ponta para não perder mais. Assim como Felipe, Carolina, com mais este primeiro lugar, ficou bem próxima de conquistar o título da temporada de 2016, já que venceu a primeira etapa. Campeã em 2015, Carol pode ser bicampeã capixaba.
“A natação foi difícil. Acho que teve até mais do que os 750 metros previstos. No ciclismo lutei muito para encostar na líder e na corrida apostei tudo. Estou muito feliz ainda mais porque no masculino venceu o Felipe que é da minha equipe e um amigo particular. Agora é treinar bastante para representar o Brasil no Mundial do México”, disse.