O Rio Branco continua com seu processo de montagem do elenco para 2024 — primeiro ano sob o comando da SAF. Após confirmar a contratação do técnico Rodrigo César, ex-Serra, e a renovação com o zagueiro Gustavo Carbonieri, o clube capa-preta trouxe um reforço de peso: o volante Ferrugem.
Ferrugem é capixaba e ganhou destaque no futebol nacional, disputando o Brasileirão pelo Corinthians, Ponte Preta, Figueirense e Sport. O jogador estava no Cascavel/PR, onde foi um dos principais nomes da equipe na histórica campanha de vice-campeão paranaense.
O volante de 35 anos deixou o Espírito Santo em 2008, quando defendeu o São Mateus. Depois, jogou no Brasiliense e despertou interesse da Ponte Preta. No clube de Campinas, começou a ter destaque na elite do futebol brasileiro. Em 2014, foi contratado pelo Corinthians.
Ferrugem ainda foi emprestado ao Vissel Kobe, do Japão, Sport e Figueirense, onde também passou com destaque. Este ano, chegou com toda sua experiência ao Cascavel/PR, onde disputou 17 jogos e foi um dos destaques da equipe que chegou até a final, perdendo para o Athletico/PR por 2 a 1. Ele ainda disputou o Campeonato Brasileiro da Série D pela equipe paranaense.