O Festival Paralímpico chega à segunda edição neste sábado (23) e vai proporcionar atividades que simulam modalidades paralímpicas para crianças e jovens, com e sem deficiências, em 118 localidades nas 27 unidades federativas do Brasil. No Espírito Santo, o festival vai acontecer na Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), em Bento Ferreira, Vitória. O evento tem início às 9 horas e segue com atividades até as 12 horas.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2018, com exceção a 2020, por causa da pandemia de coronavírus, o festival promove uma experimentação esportiva lúdica e inclusiva, sendo que até 20% do público podem ser compostos por crianças e jovens sem deficiências.
Além disso, também celebra duas datas marcantes para o Movimento Paralímpico: o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado na quinta-feira, 21, e o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, celebrado nesta sexta-feira, 22.
Outro objetivo do evento é abrir as portas para as crianças no alto rendimento. Inclusive, jovens que já participaram do Festival em anos anteriores, atualmente integram seleções brasileiras de base de diversas modalidades, como são os casos da nadadora Alessandra Oliveira, 15, o jogador de futebol de cegos Cristian Rofino, 11, e o velocista Tiago Paixão, 17, que compete na petra (triciclo utilizado por paralisados cerebrais).
“Queremos mostrar às crianças com deficiências, aos professores e aos municípios que todos podem fazer atividades físicas. Além disso, provocar, nos jovens, o interesse por uma modalidade por meio do Festival. Depois de participarem do evento, eles poderão procurar um dos nossos Centros de Referência e iniciar uma rotina esportiva. É assim que formamos e descobrimos novos talentos para o paradesporto nacional”, explicou o diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB, Ramon Pereira.