A Federação Espírito-Santense de Voleibol (FESV) inaugurou, nesta quarta-feira (15), em Viana, o projeto “Virando o Jogo”, escola que oferta aulas de vôlei gratuitas para crianças e adolescentes de 12 a 16 anos matriculadas em escolas públicas e particulares do Espírito Santo. O projeto é realizado pela Lei de Incentivo Estadual de Esporte.
Em Guarapari, a inauguração do núcleo ocorrerá nesta quinta-feira (16), no Ginásio Carlos Fernandes Maria de Oliveira, em Itapebussu.
A iniciativa busca promover qualidade de vida, sociabilização e transformação através do esporte. Inicialmente, o projeto atende cerca de 200 crianças e o objetivo é ampliar os núcleos de ensino em mais municípios.
“O projeto social está acontecendo graças a Lei de Incentivo, que proporcionou a abertura dos núcleos com todo o material disponível, como uniformes, mochilas, bolas, antenas e professores qualificados para dar assistência aos alunos,” afirmou o coordenador de projetos da FESV, Fábio Luiz Magalhães.
Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba
Sancionada pelo governador do Estado, Renato Casagrande, a Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC) é importante para promover atletas, clubes, federações, associações e competições esportivas, de forma geral, em todo o Estado, por meio de recursos captados com empresas instaladas no Espírito Santo, em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
O objetivo é abranger projetos em diversas categorias, como o desporto educacional, de lazer e de participação, voltados para as ações com o público em geral, e de rendimento, direcionados para atletas e paratletas de alto rendimento, com o foco na melhora dos resultados em competições.