Quem disse que campeonato de pontos corridos não tem final? O jogo desta quarta-feira (1º) entre Botafogo e Palmeiras tem ares de decisão. Afinal, é o confronto entre líder e vice-líder, na reta final da competição, e o resultado pode “decidir” o futuro campeão.
As duas equipes se enfrentam às 21h30 no Nilton Santos, no Rio, pela 31ª rodada do Brasileirão. Com um jogo a menos, o Botafogo é o líder isolado com 59 pontos. O Palmeiras é o vice-líder, seis pontos atrás. Uma vitória fora de casa nesta quarta-feira faria o Verdão diminuir a diferença para somente três pontos, falando somente oito jogos para o fim do campeonato.
Por outro lado, o Fogão tem tudo para botar uma mão na taça caso vença o jogo em casa, pois abriria nove pontos de vantagem e ainda com um jogo a menos — a partida contra o Fortaleza foi remarcada para o dia 23 por causa da participação do time nordestino na final da Copa Sul-Americana no último sábado.
O técnico Lucio Flávio terá o retorno de Victor Sá, que cumpriu suspensão na derrota para o Cuiabá na rodada passada. Apesar dos tropeços recentes, não são previstas mudanças na equipe principal. O grande desafio é recuperar o ritmo visto no primeiro turno.
“Segundo turno tem muito disso, essa dificuldade, porque cada time briga por um objetivo. O que nos resta é manter o foco, o trabalho, motivar os atletas. Acredito que a resposta será dada no jogo contra o Palmeiras”, afirmou Lucio Flávio.
No Palmeiras, o técnico Abel Ferreira, que completou três anos no cargo de técnico do Palmeiras, terá à disposição o volante Zé Rafael, que cumpriu suspensão na vitória sobre o Bahia. Entre as mudanças feitas pelo português nos últimos compromissos, a formação com três zagueiros e dois atacantes deve ser mantida.
Uma preocupação de Abel diz respeito ao ataque. Uma palavra que o português costuma repetir é “eficácia”.
“Jogar no Palmeiras é muita responsabilidade, tem que passar a bola para ao lado se o jogador tiver mais condições”, avisa Abel.
O Palmeiras vem embalado com três vitórias seguidas no Brasileirão, sobre Coritiba, São Paulo e Bahia
BOTAFOGO x PALMEIRAS
BOTAFOGO: Lucas Perri, Di Plácido, Adryelson, Cuesta e Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê e Eduardo; Júnior Santos, Victor Sá e Tiquinho Soares. Técnico: Lucio Flávio
PALMEIRAS: Weverton; Gustavo Gómez, Luan e Murilo; Mayke, Zé Rafael, Richard Ríos, Raphael Veiga e Piquerez; Breno Lopes e Endrick. Técnico: Abel Ferreira
ESTÁDIO: Nilton Santos
HORÁRIO: 21h30
ÁRBITRO: Braulio da Silva Machado (SC)
ONDE ASSISTIR: TV Globo e Premiere