É decisão!

Quem vai levantar a taça? Final do Capixabão começa nesta terça com Porto Vitória x Rio Branco

Final inédita do Capixabão, entre Rio Branco e Porto Vitória, começa a ser disputada nesta terça-feira (1º), às 19h30, no estádio Kleber Andrade, em Cariaca

Estádio-Kleber-Andrade-esportes-futebol
Estádio Kleber Andrade recebe o jogo de ida da final do Capixabão (Foto: Thiago Soares/Folha Vitória)

De um lado, o atual campeão e maior vencedor da história do campeonato. Do outro, um estreante em finais. Em comum entre eles, o fato de terem conquistado os dois últimos troféus em disputa no futebol capixaba.

Este é o cenário da final inédita do Capixabão, que começa nesta terça-feira (1º) com o jogo Porto Vitória x Rio Branco. A partida começa às 19h30, no Kleber Andrade, em Cariacica. A partida de volta será no sábado (5), às 16h30, no mesmo local.

Leia também:

Como Rio Branco e Porto Vitória escaparam do rebaixamento e viraram finalistas

Árbitro acerta chute de MMA para se defender de agressão em jogo no Peru; veja o vídeo

Melhor bodyboarder do mundo conquista o título estadual pela quinta vez; confira os campeões

Como é o regulamento da final do Capixabão

A final do Capixabão é decidida em jogos de ida e volta e as duas partidas serão disputadas no estádio Kleber Andrade, em Cariacica.

Não há vantagem para nenhum dos finalistas. Ou seja, em caso de dois empates ou de uma vitória para cada lado pelo mesmo saldo de gols, o título será decidido nos pênaltis.

Final entre os times da Série D do Brasileiro

Rio Branco e Porto Vitória têm coisas em comum até a final do Capixabão. Os dois times levantaram os dois últimos troféus disputados no futebol capixaba.

O Rio Branco venceu o Capixabão do ano passado, enquanto o Porto Vitória conquistou a Copa Espírito Santo, que foi a sua primeira conquista no futebol profissional.

Outra coisa em comum é que os dois times serão os representantes do futebol capixaba na Série D do Brasileiro. A competição começa nos dias 12 e 13 de abril e Rio Branco e Porto Vitória estão no Grupo A6.

Reação após luta contra o rebaixamento

Atual campeão, o Rio Branco não teve uma caminhada fácil até a sua segunda final consecutiva do campeonato. A primeira vitória só veio no sexto jogo, depois de passar cinco rodadas na zona de rebaixamento.

Para reagir, o clube trocou o técnico Ricardo Colbachini por Rodrigo Fonseca. A mudança deu certo e Capa-Preta terminou a fase de classificação na quinta colocação.

Nas quartas de final, o Rio Branco eliminou o Capixaba. Na sequência, passou pela Desportiva, que havia feito a melhor campanha e estava invicta no Capixabão.

Goleiro Neguete no treino do Rio Branco
Goleiro Neguete no treino do Rio Branco (Foto: Wagner Chaló/Rio Branco)

“O professor deu um ânimo, deu encorajamento ao grupo. Toda vez que acontece a mudança no comando, acaba revigorando o grupo e foi o que aconteceu. Foi o diferencial pra que a gente desse uma arracanda no campeonato”, analisou o goleiro Neguete, que voltou ao time titular na partida de volta da semifinal contra a Desportiva.

Porto Vitória supera tragédia antes da final

O Porto Vitória já fez história no Capixabão. Afinal, esta é a primeira final do clube, que foi fundado em 2014, mas só entrou para o futebol profissional em 2021.

Esta é apenas a terceira edição que o “Verdão da Capital” disputa na Série A do Capixabão. E já chegou à final.

A comemoração pela classificação histórica, no entanto, ficou pra depois por conta da morte do auxiliar técnico Nilmar Filho logo após o triunfo por 2 a 0 sobre o Vitória no estádio Salvador Costa, no dia 23, no jogo de volta da semifinal.

Por causa da tragédia, o jogo de ida da final foi adiado. A partida, que aconteceria no sábado (29), foi transferida para esta terça-feira (1º).

SERVIÇO

1º jogo da final do Capixabão
Porto Vitória x Rio Branco
  • Quando: hoje (1º)
  • Horário: 19h30
  • Local: estádio Kleber Andrade, em Cariacica
Ingressos
  • Valor: R$ 20 (meia) e R$ 40 (inteira)
  • Meia-entrada: mulheres, torcedores com camisa de clubes do futebol capixaba, doadores de sangue, pacientes oncológicos, ex-atletas da Agap, PCD e acompanhantes, maiores de 60 anos, autista e acompanhante, clientes Banestes, clientes Unimed, radialistas e jornalistas, professores e estudantes
  • Gratuidade: menores de 12 anos
  • Venda antecipada: https://tiketo.com.br/