O Flamengo deu uma aula de segurança para garantir a vaga na final da Copa do Brasil pelo terceiro ano seguido. Mesmo com um jogador a menos desde a expulsão de Bruno Henrique aos 27 minutos do primeiro tempo, o Fla segurou o Corinthians no empate em 0 a 0, no final da tarde deste domingo (20), na Neo Química Arena.
Como venceu o jogo de ida por 1 a 0, no Maracanã, o Flamengo avançou para a final e vai encarar o Atlético-MG, que eliminou o Vasco na outra semifinal.
VEJA TAMBÉM:
> Saiba quando será o sorteio do mando de campo da final da Copa do Brasil
> Dirigente do Flamengo reclama de som alto em vestiário antes de Corinthians x Flamengo
> Ônibus apedrejado e tentativa de invasão marcam pré-jogo de Corinthians e Flamengo
CLUBE COM MAIS FINAIS DA COPA DO BRASIL
O Flamengo é o clube com mais participações em finais da Copa do Brasil. Esta será a 10ª decisão do time rubro-negro, que foi campeão em quatro edições: 1990, 2006, 2013 e 2022. Nas outras finais que disputou, o Fla foi vice em 1997, 2003, 2004, 2017 e 2023.
O clube com mais títulos é o Cruzeiro, com seis conquistas (1993, 1996, 2000, 2003, 2017 e 2018), seguido pelo Grêmio, com cinco (1989, 1994, 1997, 2001 e 2016).
Já o Atlético-MG, adversário do Fla na final deste ano, tem dois títulos da Copa do Brasil, conquistados em 2014 e 2021.
COMO FOI O JOGO
Em casa, o Corinthians tentou dominar o jogo, já que precisava de vitória por pelo menos dois gols de diferença para se classificar no tempo normal. Visitante e com o vantagem do empate, o Flamengo também não ficou atrás e os primeiros minutos foram de boas movimentações para os dois lados.
O Fla chegou a balançar as redes com Alex Sandro, mas o VAR apontou impedimento do lateral-esquerdo e o lance foi anulado pelo árbitro Anderson Daronco.
Aos 27 minutos, aconteceu o lance que mudou o jogo. Numa disputa de bola no mei de campo, Bruno Henrique foi expulso por acertar a sola da chuteira na cabeça de Matheuzinho. O técnico Filipe Luís agiu rápido e botou o zagueiro Fabrício Bruno no lugar do atacante Gabigol logo após ficar com um jogador a menos em campo.
A decisão acabou se mostrando certeira, já que o Coritnhians teve a posse de bola, mas criou poucas chances reais de gol a partir daí.
À medida que o tempo passava, aumentavam a tensão e a apreensão nos corintianos, enquanto se mantiveram seguros e tranquilos os flamenguistas.
Nas poucas vezes em que conseguiu furar a defesa rubro-negra, o Corinthians parou no goleiro Rossi, que fez bonita defesa após finalização de Yuri Alberto.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 0 X 0 FLAMENGO
CORINTHIANS – Hugo Souza; Matheuzinho (Giovane), André Ramalho, Gustavo Henrique (Félix Torres) e Matheus Bidu; José Martínez (Carillo), Charles (Igor Coronado) e Rodrigo Garro; Talles Magno (Pedro Henrique), Romero e Yuri Alberto. Técnico: Ramón Díaz.
FLAMENGO – Rossi, Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro (Ayrton Lucas); Erick Pulgar, De la Cruz (Alcaraz), Gerson e Arrascaeta (Plata); Gabigol (Fabricio Bruno) e Bruno Henrique. Técnico: Filipe Luís.
ÁRBITRO – Anderson Daronco (RS).
CARTÃO VERMELHO – Bruno Henrique.
RENDA – R$ 3.023.876,00.
PÚBLICO – 46.426 torcedores.
LOCAL – Neo Química Arena, em São Paulo (SP).